PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 22/04/1990
Autor/Repórter: Nelson de Sá

''PANTANAL'' COLOCA MANCHETE MAIS PERTO DO 2º LUGAR DO IBOPE

"Pantanal" está derrubando do segundo lugar, em São Paulo, a antes inabalável linha de shows o SBT. Na sua terceira semana de exibição, entre os dias 9 e 14, a novela da Manchete atingiu uma audiência média de 14%, batendo pela primeira vez - e ainda por muito pouco - os shows do SBT (13%).

Tomados dia a dia, alguns shows ainda seguem na frente da novela. "A Praça é Nossa" e `Viva a Noite" alcançaram 19% e 17% respectivamente. Na outra ponta, "Sílvia Poppovic" e "Hebe" se limitaram a 8% e 11%. Os percentuais foram fechados anteontem pelo Ibope.

Os efeitos da elevada audiência de "Pantanal" .foram sentidos desde a primeira semana pelo departamento comercial da Manchete. A emissora conseguiu fechar, mesmo com o Plano Collor, cotas nacionais de publicidade com a Mesbla e a Perdigão, cada uma no valor de 4,5 milhões de BTNs (Cr$ 187 milhões).

Fechou também três cotas regionais com empresas em São Paulo, além de uma cota nacional com a Tang para as "cenas do próximo capítulo". Antes do Plano Collor, "Pantanal" só tinha vendido duas cotas nacionais, para a Bom Bril e o Bradesco, sob a mesma cifra de 4,5 milhões de BTNs.

"Eu já não tenho mais espaço. Estou com todos os 'breaks' estourados", diz Osmar Gonçalves, superintendente comercial da Manchete. Ele rejeita agora o slogan publicitário do SBT ("líder isolado do segundo lugar") e garante: "O meio está notando que o segundo lugar está com a gente."

Não é verdade que a Manchete esteja no segundo lugar. Na semana citada, a programação total do SBT alcançou em São Paulo (que responde por metade do mercado publicitário nacional) uma média de 8% de audiência, contra apenas 2% da Manchete. A Globo, sempre em primeiro lugar, ficou com 22%. Os índices mostram a audiência média entre 6h e 24h.

Mesmo em relação à novela não existe ainda uma supremacia definida da Manchete. Além da distância mínima entre as duas audiências (14% e 13%), há o fato de "Pantanal" ser transmitida entre 21h30 e 22h30. A linha de shows do SBT vai de 21h30 a 23h30, o que faz cair o seu índice médio.

Na última semana Manchete e SBT entraram numa guerra de bastidores sobre "Pantanal", usando como arma a audiência em São Paulo. O Ibope, que detém um virtual monopólio na aferição de audiência, possui vários índices. A Manchete abriu a guerra elaborando relatórios com o mais distorcido de todos, o DataIbope.

O sistema é usado somente na Grande São Paulo. Como o próprio Ibope admite, o DataIbope privilegia - ao ponto de uma quase exclusividade - as classes de renda mais alta. Ele ainda está sendo implantado e atinge hoje 105 do total de 620 domicílios que o instituto pretende alcançar em São Paulo.

A Manchete usou o DataIbope para publicar anúncios e alimentar a imprensa. O SBT reagiu esbravejando contra o Ibope. Durante a semana, o instituto foi alvo de telefonemas pouco amistosos de diretores do SBT. Pressionado, chegou a cogitar a suspensão completa do DataIbope.

A novela é bonita, é competente, é boa. O que nós contestamos é a fonte de audiência que a Manchete está apresentando ao mercado", diz Rubens Carvalho, superintendente comercial do SBT. O sistema correto, segundo ele e segundo o próprio Ibope, é o ADP (Audiência Domiciliar por Programa).

Os dados citados no início do texto são do ADP, que demora cerca de cinco dias para ser processado. De acordo com esse sistema, "Pantanal" teve a média de 14% entre os dias 9 e 14. De acordo co o DataIbope, a média foi de 20%; em alguns dias, "Pantanal" teria até mesmo ultrapassado a Globo.

É fácil explicar a preocupação do SBT com os índices apresentados ao mercado publicitário. Segundo Rubens Carvalho, a linha de shows é responsável por nada menos que dois terçosfinanceiro de de seu faturamento. Uma diferença de seis pontos percentuais na audiência significa muito dinheiro. O SBT pode até estar perdendo, mas não é uma goleada.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 12070