PUC-Rio

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 28/05/1990
Autor/Repórter: Simone Gadelha

SBT MANTÉM VICE-LIDERANÇA APESAR DO SUCESSO DE PANTANAL

A mudança de horário do TJ Brasil para combater de frente o Jornal Nacional da Rede Globo continua garantindo uma média de 7 pontos de audiência para o SBT - a mesma obtida pelo telejornal antes de mudar estrategicamente para as 20 horas. A informação é de Walter Zagari, diretor nacional de vendas do SBT, baseado em dados do Audi-TV. Para ele, a manutenção da média de 7 pontos traz benefícios para o SBT, pois agora os formadores de opinião, executivos e profissionais liberais que não podiam ver o TV Brasil por causa do horário, também podem se tornar um público cativo de Boris Casoy.

"Nosso objetivo é conquistar os telespectadores gradativamente. E muito mais fácil roubar audiência do Jornal Nacional do que da novela das 7'', afirma Zagari, contando ainda a experiência de um anunciante que veiculou quatro comerciais no mesmo dia nas três novelas da Globo e no Jornal Nacional. "O JN teve uma cobertura líquida inferior", diz ele. Para o diretor do SBT, o hábito de 25 anos da audiência do JN indica que "as pessoas ficam aguardando a novela das 20h30 com a televisão ligada na Globo".

Quanto à ameaça de perder a vice-liderança para a Manchete, que, com a novela Pantanal, está batendo a Globo na faixa horária das 21h30, Zagari diz que "é prematuro afirmar o SBT perdeu o 2º lugar''. Segundo ele, os ganhos de audiência de "A Praça é Nossa" na quinta-feira e da "Sessão das 10" no domingo, sobre o "Esporte Espetacular" da Globo, "não foram anunciados como conquista da liderança". De acordo com o diretor do SBT, a emissora continua vice-campeã de audiência na média nacional. "Não há dúvida de que a novela Pantanal da Manchete, é um fato importante para o mercado. Mas, proporcionalmente, estamos perdendo até menos que a Globo. O cliente que veicular comercial na novela da Manchete e no horário de 21h30 do SBT terá uma cobertura muito próxima da Globo e um custo-benefício maior do que veiculando só na Globo", diz Zagari, para quem Pantanal modificou o quadro de audiência, mas por ser "um produto isolado da Manchete ainda não tira a vice-liderança do SBT''.

Zagari afirma que prefere se basear nos dados do Audi-TV, segundo ele, o mais adotado pelas grandes agências, "O Audi-TV, por medir a audiência através do 'tevêmetro', tem mais credibilidade em São Paulo e no Rio. O Ibope, depois das 22h00, faz retrospectiva'', acrescenta.

Contratação-bomba - Apesar de não apresentar novidades durante o mês de junho, quando a programação estará voltada par a Copa do Mundo, o SBT promete uma contratação-bomba, que estava sendo acertada na sexta-feira, dia 24, durante o fechamento desta edição. Zagari contou que a contratação é da área de novelas e que a divulgação do nome aconteceria entre sexta e segunda-feira.

Acontecem ainda algumas modificações de produção no programa de Sílvia Poppovic, que a partir desta semana entra no ar ao vivo, recebendo telefonemas dos telespectadores, fazendo debates e entrevistas. Ainda nesta semana o SBT deverá fechar a última cota nacional da Copa do Mundo, no valor de US$ 7,5 milhões (as outras já foram compradas por Anakol, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Antarctica e Bradesco Seguros)

Quanto à "briga" do Programa do Sílvio Santos contra o Faustão, Zagari diz que a disputa é equilibrada. "Já no quadro 'Show de Calouros', temos empatado com uma média de 30 a 32 pontos com o 'Fantástico'''. E depois das 22h00, Zagari afirma que vem ganhando regularmente do "Esporte Espetacular", segundo o Audi-TV, com uma média de 25 pontos, contra 21 pontos da Globo.

Walter Zagari conta ainda que o SBT acabou de adquirir os direitos exclusivos de transmissão da luta "Maguila X Foreman" no dia 16 de junho, e do concurso "Supermodel of The World'', com quatro semifinais no programa "Viva a Noite" e a final em Los Angeles, no dia 11 de agosto, quando a modelo escolhida receberá um prêmio de US$ 250 mil.

No segmento de novelas, de onde virá a contratação aguardada, atualmente a emissora exibe uma reprise de "Meus Filhos, Minha Vida", que mantém a audiência média de 6 pontos no horário das 18h30. A expectativa da "Cortina" era de atingir 10 pontos.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 12550