PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 16/03/1991
Autor/Repórter: Lívia de Almeida

DIVERSÃO COM SOTAQUE ESPANHOL

Xuxa apresenta seu 'Xou' no exterior

A "rainha dos baixinhos" 'aumenta a extensão de seus domínios. O Brasil ficou pequeno para a gaúcha Xuxa Meneghel e ainda neste primeiro semestre seu "Xou" começa a correr o Mundo. Na próxima semana, a apresentadora vai para a Espanha acertar os últimos detalhes de sua estréia em um programa infantil semanal na Telecinco. Ela está se preparando também para gravar, nos estúdios da Teleffé, na Argentina, os primeiros programas da série ,produzida especialmente para a América Latina. Como no Brasil, ela estará seis vezes por semana nas telas das televisões de todos os países da América de língua espanhola.

Para a apresentadora, isto vai significar um dispêndio duplo de energia e muitas viagens de avião. Segundo a produtora e diretora do "Xou", Marlene Mattos, Xuxa terá de ir à Espanha uma vez por mês para gravar seus programas. As viagens para a Argentina deverão acontecer a cada duas semanas, com permanência de pelo menos dois dias.

Além disso, há ainda as gravações semanais do "Xou da Xuxa" no Teatro Fênix, no Rio, e a participação em um ,programa humorístico mensal, ainda sem nome, a ser exibido pela TV Globo nas "Terças Nobres". Para completar, ela tem apresentações acertadas nos Estados Unidos.

No final de abril, por exemplo, ela estará em Los Angeles, participando do Festival da Broadway. A apresentadora não se assusta com tantos compromissos:

- Minha vida pessoal é a minha vida profissional. Faço o que eu gosto. E como quero fazer sempre melhor, estou estudando espanhol e inglês.

Os programas para as emissoras da Espanha e da América Latina deverão repetir a estrutura do original brasileiro: puro entretenimento, com muitos jogos e várias brincadeiras.

- E o mesmo programa que a crítica brasileira tanto picha. A única diferença é no nome. Vai ser show sem xis frisa Marlene Mattos.

Anteontem à tarde, a apresentadora fez uma participação especial no filme "O gaúcho negro", estrelado por Gaúcho da Fronteira. Em seguida, Xuxa e Marlene tiveram uma reunião com o Vice-Presidente de Operações da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Em pauta, o programa noturno de Xuxa, a ser exibido mensalmente dentro da programação das "Terças Nobres".

A idéia original é do escritor Sílvio de Abreu, autor de "Rainha da sucata". Xuxa vai fazer o papel de uma empregada doméstica muito intrometida, que se envolve nos problemas da família para a qual trabalha. O roteiro do primeiro programa já está pronto. Foi escrito por uma equipe encabeçada pelo humorista Carlos Eduardo Novaes. A direção será de Jorge Fernando.

- Esse é um programa para toda a família. De certa forma, é um pouco o que eu já vinha fazendo no "Xou da Xuxa", brincando com personagens. E bom fazer humor, jogar com a imaginação das pessoas. O que eu não quero é que digam "Ok , essa é a estréia da Xuxa como atriz" - declara a apresentadora.

Xuxa volta ao "Xou" na primeira semana de abril. Até lá, seu programa infantil vai ficar sob os cuidados de Sérgio Mallandro. Ela diz que está muito satisfeita com a performance do amigo. E afirma que gostaria de poder contar com ele no "Xou" de forma mais regular.

- Os meninos têm um pouco de vergonha de dizer que gostam de mim, e conseguiram uma boa desculpa para assistir ao programa. Gostaria de poder contar com o Sérgio, mas ele vai estar muito ocupado depois da estréia do seu programa - diz.

Os novos cenários para o "Xou" ficam prontos até o final deste mês. Sua concepção, segundo Marlene Mattos, é parecida com a dos cenários atuais, cheios de brinquedos para as crianças. Ela adianta que a diferença básica é que nos novos serão incorporados elementos de todos os países que já receberam efusivamente sua majestade, a "rainha dos baixinhos".

FILMES TAMBÉM SERÃO EXIBIDOS EM OUTROS PAÍSES

Xuxa se prepara para conquistar o mercado latino-americano. Mas não será apenas através da televisão. Em junho ela estará participando das filmagens de "Gêmeas", uma co-produção da Xuxa Produções/Dreamvision e Columbia Pictures, orçada em US$ 1,2 milhão (cerca de Cr$ milhões, pelo câmbio paralelo). No elenco, o cantor mexicano Emmanuel e mais ator brasileiro, que ainda não foi escolhido. Fábio Júnior foi convidado, mas está com dificuldades para conciliar as filmagens com a preparação de seu novo disco. Outro nome cogitado é o do ator Maurício Mattar.

O filme terá lançamento simultâneo em toda a América Latina. Segundo Diller Trindade, diretor da Dreamvision, ele deve ser visto por quatro milhões de pessoas no Brasil e por oito milhões no México.

Trindade revela que os filmes "Super-Xuxa contra o baixo astral" e "Lua de cristal" estão em fase de dublagem para o espanhol. Brevemente as duas primeiras incursões da apresentadora como estrela de cinema serão lançadas nos países da América Latina. Ele acredita que o potencial de venda de ingressos para cinema e de discos no exterior é incalculável por causa da estréia do programa diário de Xuxa naqueles países.

Em um momento em que a produção cinematográfica brasileira parece estar paralisada, a Xuxa Produções/Dreamvision dão uma demonstração de vitalidade. As duas empresas estão preparando nada menos do que quatro filmes, além de "Gêmeas". "O gaúcho negro", com lançamento previsto para junho, acabou de ser rodado no Sul do Brasil. Xuxa filmou uma participação, fazendo a narração da história para um grupo de crianças. Também já está concluído "O inspetor Faustão e o Mallandro". Este mês começam as filmagens de "No rancho fundo", a estréia no cinema da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, com lançamento previsto para setembro. E em agosto Sérgio Mallandro começa a fazer "Cachorro-quente", a ser lançado no próximo verão.

- Talvez não seja o que os críticos desejassem ver, mas o fato é que nós estamos abrindo campo de trabalho para muita gente dessa área - afirma Marlene Mattos.

Segundo a produtora, a decisão de investir em cinema foi tomada depois de uma pesquisa de mercado, com a aprovação de Xuxa. Marlene afirma que a crise econômica brasileira também prejudica a apresentadora.

- Se seus primeiros discos venderam quase três milhões de cópias, o último deve ter vendido um milhão - diz.

Mas o mercado latino-americano está aí mesmo para oferecer alguma compensação. Sem muita divulgação, o primeiro LP de Xuxa em espanhol vendeu 1,2 milhão de cópias. O segundo será lançado no dia 25 de abril. É uma coletânea com os maiores sucessos da apresentadora. A expectativa é de que sejam vendidas três milhões de cópias.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 14807