PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 05/07/1998
Autor/Repórter: Carla França

ELA É A NOVA QUERIDINHA DO SBT

No papel da heroína de "Fascinação", Regiane Alves conquista o público e o patrão

A estreante Regiane Alves é a mais nova queridinha do SBT. No papel da heroína Clara, de Fascinação, vem conquistando o público da estrela mexicana Thalía, que adora um dramalhão. Silvio Santos também está feliz com a nova contratada. Afinal, a audiência da novela supera as expectativas. Fascinação estreou em 25 de maio com média de 6 pontos no Ibope e atualmente oscila entre 8 e 9. O sucesso estimulou o empresário a esticar os capítulos de 30 para 44 minutos, depois da Copa. Corre no SBT que o pedido veio de sua sogra.

Não é a toa que Regiane é só sorrisos. Ao contrário de Clara, a atriz fala pelos cotovelos e não tem do que reclamar da vida. Aos 19 anos, sua carreira vai de vento em popa e o casamento com o publicitário Carlos Augusto, de 28, acaba de completar cinco meses em clima de lua-de-mel. "Sou tão jovem e todas as coisas boas estão acontecendo na minha vida, quero mais é aproveitar."

Depois de ganhar um concurso de beleza em Santo André, quando tinha 13 anos, Regiane decidiu investir na carreira de modelo e foi parar na agência L' Equipe. "Tive de mudar tudo: cortei o cabelo e tirei o aparelho dos dentes", lembra. Perdeu a conta de quantos comercias já fez. Em 1996, increveu-se num curso de teatro. Acabou largando para fazer faculdade de Comunicação. "Tinha medo de encarar, afinal é uma profissão em que a gente nunca sabe o dia de amanhã'', diz. Mas no mesmo ano, entrou na Oficina de Atores da Globo, ao lado de Rodrigo Faro, Carolina Kasting, Vanusa Spindler, entre outros que estão por aí. "Aprendi um monte", diz. No final, fez teste para Malhação."Não rolou e resolvi continuar estudando."

Em 97, trancou a faculdade e entrou para um grupo que apresenta peças infantis sobre educação no trânsito, pelo País. Foi quando surgiu o convite para fazer um teste para Fascinação. "Fiquei em dúvida, pois me achava inexperiente para ir tão rápido para a TV", diz. "Quando cheguei ao estúdio desanimei: havia 100 meninas." Regiane foi chamada para fazer uma coadjuvante. Mas, depois de uma reunião com autor e diretores, ficou decidido que a protagonista seria ela."Fiquei feliz pois, de cara, ninguém me dá muita trela, mas depois sempre surpreendo."

Em uma semana, já estava gravando. Segundo Regiane, a idéia inicial era que Fascinação fosse gravada integralmente e exibida, antes, na TV mexicana. Mas Silvio Santos mudou os planos, ignorando as duas novelas que estavam na fila: Pérola Negra e O Direitode Nascer.

O fato de Fascinação ser considerada de gosto duvidoso não a incomoda. "O público do SBT gosta", diz. Quanto à comparação com Thalía, ela acha um exagero. "Clara é muito parecida com as heroínas interpretadas por Thalía e o público sempre torce por esse tipo de personagem."

Logo, o elenco de Fascinação deve começar a gravar com ponto-eletrônico (aparelhinho colocado na orelha, pelo qual a produção dita as falas), como nas tramas mexicanas. "Vou achar ótimo não precisar virar mais noites decorando textos."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 38615