![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 06/10/1996 Autor/Repórter: Eduardo Elias
![]()
FOX KIDS CHEGA PARA CONCORRER COM CARTOON NETWORK
Desenhos e novelas são destaque da programação do novo canal dirigido ao público infanto-juvenil
O canal Fox vai perder a maioria das suas atrações para crianças. Em compensação, as crianças vão ganhar um canal só para elas. O Fox Kids chega dia 1º de novembro para os assinantes da NET e Multicanal (a TVA ainda negocia) como um desmembramento do canal Fox, para agitar o mercado infantil durante 24 horas. Para o próximo ano, esta prevista a chegada do canal da produtora Nickelodeon.
"O mercado brasileiro ainda é excelente para um lançamento como esse", acredita Kim Hatamiya, vice-presidente internacional do canal Fox Kids. "Não há uma concorrência acirrada como em outros países." A princípio, o maior concorrente do Fox Kids será o Cartoon Network Os desenhos serão o forte da programação. Na lista estão Eek, o Gato, Homem Aranha, X-Men e Gasparzinho, que eram exibidos pelo Fox. Os Símpsons continuam no canal original.
De acordo com pesquisas realizadas para lançar o novo canal, o público brasileiro continua gostando de novelas. Por isso, no começo da noite, o Fox Kids vai ter o bloco de programação Clube Víp, com novelas para adolescentes como Sweet Valley High (que retrata o dia-a-dia de duas gêmeas com temperamentos bem diferentes) e Dance Academy (com histórias ambientadas numa escola de dança). Outro bloco, o Cabana Mágica, será dirigido às crianças que ainda não estão na escola, com desenhos como O Fantástico Mundo de Bobby e Wishbone, exibidos de manhã e à tarde.
Um canal Fox Kids foi lançado há poucos meses na Inglaterra, com uma programação diferente. "O brasileiro será melhor, porque abrange uma fatia maior de público, que deverá ser de dois a 17 anos", acredita Kim Hatamiya. Como uma espécie de antecipação do que será o novo canal, no dia 12 o Fox exibe apenas programas infantis. Em breve, será também lançado o canal Fox Sports - uma associação com a Globosat.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 57870