![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 22/07/2001 Autor/Repórter: Letícia Pimenta
![]()
NÃO VALEU A PENA
Baixa audiência tira 'Você decide' do ar
Apresentadora do Você decide, Susana Werner parece ter sido a única a se empolgar com a volta ao ar do extinto programa, no horário do Vale a pena ver de novo, às 14h20. Nem o exagerado entusiasmo e nem a plástica perfeita da moça - ressaltada pelos microfigurinos - ajudaram a alavancar a audiência da atração, exibida nas últimas duas semanas pela Globo no lugar das reprises de novela. A estratégia da emissora era ressuscitar o programa durante as férias de julho para recuperar o ibope. Não deu certo. A atração registrou 10 pontos de média, três a menos do que Roque Santeiro, última trama exibida no Vale a pena ver de novo. E ainda perdia para o mexicano Chaves, do SBT, que costuma ter média de 12 pontos. A solução foi dar um fim ao Você decide uma semana antes do previsto e exibir, a partir de amanhã, A gata comeu, de 1985.De acordo com a emissora, o baixo ibope não foi motivo para tirar o programa do ar antes do tempo. ''O Você decide foi programado para ser exibido durante as férias. Como elas estão acabando, amanhã a programação volta a ser exibida normalmente'', informou o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger. Embora A gata comeu, de Ivani Ribeiro, não tenha uma história das mais interessantes, sua reestréia pode levar a Globo recuperar a liderança no horário. A história de Jô (Christiane Torloni) e Fábio (Nuno Leal Maia) registrou o maior ibope entre os folhetins já produzidos pela emissora para as 18h: 56 pontos em São Paulo e 64 no Rio, segundo o livro Telenovela - história e produção, de Renato Ortiz.
Sem rumo - Para o autor e roteirista Alcione Araújo, o fracasso deve-se ao perfil do telespectador da tarde. ''São pessoas de vida doméstica que têm um vínculo mais dependente com a televisão. E se assistem ao Vale a pena ver de novo é porque acham a novela boa para acompanhá-la duas vezes. Por isso é perigoso mexer nessa programação.'' Há ainda o fato de o Você decide ter um aspecto de interatividade com o qual esse público ''inerte'' não está habituado. ''É um telespectador que não costuma se envolver com temas polêmicos. O programa tem sim o seu mérito, mas se exibido num horário conveniente'', emenda.
Os noveleiros também têm suas teorias para explicar o mau desempenho. ''Com o passar do tempo a Globo trocou os temas polêmicos pelas histórias de humor e acabou ficando em desvantagem. Além disso, foram exibidos episódios de conteúdo fraco, da época em que a atração já havia perdido o rumo'', acredita o estudante de teatro Tião Maciel Neto, 19 anos, que considera oportuna a estréia de A gata comeu. ''É uma história adequada ao horário, tem humor e agilidade. Vai reconquistar o público jovem e pode até dar mais ibope que A padroeira'', acredita.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 71036