PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 02/07/1989
Autor/Repórter:

'TOP MODEL' REÚNE AUTORES DE 'ARMAÇÃO'

O seriado infanto-juvenil "Shop Shop", que a Rede Globo desistiu de produzir depois de gravado um programa pilota, é a base de "Top Model". A novela reúne a dupla criadora do projeto, o escritor Antônio Calmon e o diretor Mário Márcio Bandarra, também "pais" do extinto seriado "Armação Ilimitada".

Tendo como fio condutor a história de uma modelo disputada por duas grifes (que os autores gostariam que fosse interpretada por Malu Mader), a novela vai abordar temas como primeira menstruação, gravidez na adolescência, masturbação e namoros, numa atmosfera que os autores definem como "comédia sofisticada". De "Shop Shop" a novela também herdou um esquema de preparação de atores adolescentes, a cargo do diretor Carlos Wilson. Metade do elenco terá entre sete e 18 anos e oito papéis de destaque serão interpretados por atores jovens. Quando a novela estiver sendo gravada, Wilson será o ensaiador da ala jovem do elenco.

A mudança do horário de "Top Model" obrigou Calmon, Walter Negrão e os colaboradores Vinícius Vianna e Roso Calza a incrementarem a trama adulta da história. Além disso, a antiga produção deixou um problema: onde encaixar Flávia Alessandra, a vencedora de um concurso realizado no "Domingão do Faustão" idealizado pelo antigo diretor, Ricardo Waddington. Mário Márcio Bandarra, que divide o trabalho de direção com Fred Confalonieri, afirmou que vai "honrar o compromisso" assumido pela emissora mas não descarta a possibilidade de utilizar outras moças que tenham se sobressaído nos testes.

A definição do elenco só acontecerá dentro de duas semanas, quando Roberto Talma voltar de Nova York. As gravações começam no dia 15, na Bahia. Apesar de dizer que é impossível dirigir uma novela com o mesmo espírito do "Armação", Bandarra pretende dar um ritmo acelerado aos capítulos através de um tipo de edição Parecido com o realizado para aquele programa. "A novela vai ter um toque diferente, mas não pretendemos revolucionar a linguagem da novela", disse.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 9630