PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 02/06/1996
Autor/Repórter: Elaine Guerini

TRAMAS ABORDAM VIRGINDADE E NAMORO

"Malhação" e "Colégio Brasil", novelas dirigidas ao público adolescente, tratam basicamente de sexo e namoro. Nas duas produções, não faltam personagens dispostos a explorar o lado rebelde" dos teens.

"Apresentamos os principais problemas dos adolescentes. Mas não nos aprofundamos na questão para não deixar a novela chata", diz Charles Peixoto, 47, supervisor de texto de "Malhação" - que vai ao ar de segunda a sexta, às 17h30, na Globo.

A novela já tratou de temas como virgindade, casamento, gravidez na adolescência e alcoolismo - além do famoso dilema "o que vai ser quando crescer?". "Malhação" aborda ainda neste ano assuntos como a primeira menstruação e homossexualismo. "Mas o tom é sempre novelesco. O que o público teen quer mesmo é ver gente bonita, os gatinhos e as gatinhas da novela'', afirma Peixoto.

Segundo Carlos Eduardo Carvalho, 45, professor de teoria e técnica psicoterápica do adolescente na PUC-SP, as produções deveriam evitar tratar os temas considerados teens de maneira simplista e banal.

"Como os assuntos são recorrentes, a tendência é fazer uma caricatura do adolescente. O público pode levar um tempo para perceber, mas acaba se irritando com o modo como é retratado", afirma Carvalho.

A atriz Jerusa Franco, 21, diz que interpreta Mary Louca, sua personagem de "Colégio Brasil", da forma mais realista possível.

"Quando eu estava no colégio, era ainda mais debochada do que ela", diz. Mary Louca é a teen rebelde da novela. Não usa uniforme e é definida pelos meninos da escola como "uma garota para 'ficar' e não para namorar".

A novela vai ao ar de segunda a sábado, às 18h45, pelo SBT.

Fernanda Rodrigues, 16, que faz o papel de Luísa em "Malhação", acredita que os adolescentes se identificam com os personagens da novela.

"A Luísa, por exemplo, está em uma fase rebelde e agressiva. Mas ela não é assim. Do mesmo jeito que acontece com outros teens, isso vai acabar passando."

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 100089