PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 08/08/2004
Autor/Repórter: Simone Mousse

ISOLAMENTO EM FAZENDA PARA GRAVAR

Agora que o elenco está todo confirmado, a Rede Record começa a gravar “Escrava Isaura” a todo vapor. Atores, direção e produção estão incomunicáveis na fazenda Santa Gertrudes, a 180 quilômetros de São Paulo, a mesma onde foi gravada “Esperança”. Além das externas, a Record também deverá construir uma cidade cenográfica para a novela. A emissora também trabalhará em parceria com cinco ateliês para confeccionar o figurino de época dos personagens. A previsão de estréia é dia 27 de setembro, às 19h.

Autor desta adaptação do livro de Bernardo Guimarães, Tiago Santiago promete ser fiel ao texto, mais ainda do que a versão que foi ao ar na Globo em 1976.

— Vamos estrear com 40 capítulos de frente ( ao todo serão 140 ). Vou ser fiel à obra do Bernardo Guimarães em relação aos passos da trama principal, de Leôncio ( Leopoldo Pacheco ) e Isaura ( Bianca Rinaldi ) — adianta Tiago. — Mas, como todo autor de novelas, criei personagens e tramas novas. Por exemplo: Rosa ( Patrícia França ), escrava que tem inveja de Isaura, terá um mistério no seu passado que vai ser revelado nos primeiros capítulos. Malvina ( Maria Ribeiro ) não vai morrer nesta nova versão, como também não morria no romance. Só isso já mostra como vamos fazer um trabalho diferente da primeira adaptação, feita pelo Gilberto Braga.

Tiago não se lembra muito bem da versão da Globo que, assim como será a da Record, foi dirigida por Herval Rossano. Estava saindo da infância na época. Alguns nomes do elenco atual ele escolheu; outros deixou a cargo do diretor, com quem já trabalhou no “Você decide”.

— Há muito tempo queríamos fazer uma novela juntos. A Record queria alguém com experiência e tive a sorte de estar perto do final do meu contrato com a Globo — conta o autor. — . Estou muito animado com este projeto de um novo pólo de produção de novelas brasileiras de qualidade. Esta será a primeira novela assinada por Tiago Santiago, mas ele não é nenhum novato. Ele começou como ator, em 1982, depois foi analista de textos da Casa de Criação Janete Clair. A partir de 1991, colaborou em novelas como “Vamp”, “Olho no Olho”, “Uga uga” e “Malhação”, em minissérie, como “O quinto dos Infernos”. Ele também foi roteirista e coordenador do “Você decide” e ajudou a implantar o “Linha direta”.

— Eu já fiz muitas coisas. Sinto que estava na hora mesmo de eu assinar minha primeira novela como autor titular — comemora.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 100568