PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 30/09/1989
Autor/Repórter:

ONDAS NA TELA

TV Lagos e a nova afiliada da Globo

A partir de hoje, as imagens da TV Globo chegam com muito mais definição e qualidade aos lares da Região dos Lagos. Com a inauguração do canal 8, TV Lagos, localidades compreendidas entre Araruama e Búzios passam a receber o sinal da nova geradora afiliada da Globo em sistema VHF. O canal 19 de UHF - que retransmitia o sinal da TV do Rio - será desligado. Durante a manhã, o vídeo estará ocupado apenas pelo colorbar (aquelas listrinhas coloridas). A partir de 12h, vai ao ar um documentário sobre o novo canal e em seguida entra a programação da Globo.

Além de ganhar em qualidade imagem, os habitantes do litoral norte fluminense passam a ter uma emissora de TV regional, que gerará programas jornalísticos locais e estará à disposição dos setores industrial e comercial para a produção de comerciais. Segundo um dos donos da geradora, a TV Lagos é conseqüência e motivação de progresso.

- Um canal de TV só surge onde se vislumbra um crescimento futuro. Depois que ele é aberto, passa a ser uma das causas principais do progresso da região, porque dinamiza o mercado interno e mantém a população ciente do que acontece nas ruas de sua cidade e nos corredores do Poder Público - sustenta o empresário Cleófas Uchoa.

Além de Uchoa, que é dono da rádio Búzios FM e da TV Búzios - retransmissora da TVE -, são acionários da TV Lagos o empresário Jacques Mercier e o Deputado federal Arolde de Oliveira (PFL-RJ). A geradora retransmitirá a programação da TV Globo, além de produzir em seus estúdios reportagens locais para o "RJ TV" e para o "Lagos Cidade" que entrará em flashes durante a programação da tarde.

Valéria Fernandes, apresentadora e Diretora de Jornalismo do novo canal 8, conta que durante o mês de outubro o último bloco do "RJ TV" será ocupado pelo noticiário local, participação que será aumentada no mês seguinte para dois blocos. Em dezembro estréia o "Bom dia Lagos", e o programa dominical "A palavra é sua" passa a ser produzido também regionalmente. Há ainda o projeto de ser levado ao ar uma edição totalmente local do "RJ TV" antes do "Jornal Hoje", a partir de dezembro.

- Nosso jornalismo será voltado para os problemas da comunidade e uma melhor divulgação da região para os próprios moradores e turistas. Ecologia, desenvolvimento e turismo, além dos acontecimentos do dia-a-dia, serão nossos assuntos principais - diz Valéria.

Embora a área coberta pela reportagem da TV Lagos vá de Araruama a Macaé, o sinal atinge apenas Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, sendo que na primeira e última delas será necessária a instalação de antenas externas direcionadas; para o Morro do Miranda, em Arraial do Cabo, onde fica a empresa Alcalis.

Por fim, uma grande notícia para os amantes do futebol: quando o Maracanã for palco de algum jogo televisado para todo o Brasil, menos para o Rio de Janeiro, quem mora ou estiver passando o fim de semana na Região dos Lagos poderá assistir ao espetáculo pela TV Lagos.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 10320