PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 17/10/2004
Autor/Repórter: Simone Mousse

DE VILÃO A PAI DO VILÃO NA SEGUNDA VERSÃO

Ele já foi o vilão mais temido do Brasil e, talvez, até do mundo. Onde quer que fosse, Rubens de Falco era reconhecido como o perverso Leôncio de “Escrava Isaura”, que foi ao ar na Globo em 1976. Já trabalhou em outros países e, há 20 anos, assistiu a um concurso de sósias do personagem, na Polônia, com mais de oito mil participantes. A partir de amanhã, na versão produzida pela Rede Record, ele dará vida ao comendador Almeida, pai de Leôncio (Leopoldo Pacheco). Mas não ficará muito tempo na trama, já que seu personagem morrerá ainda na primeira metade da novela.

— A história está muito bem contada, tenho certeza de que vamos conseguir reeditar o sucesso da outra versão — acredita o ator, de 73 anos. — A luta pela liberdade é o principal mote da trama. E isso chama a atenção em qualquer época.

A última novela de Rubens, em mais de 50 anos de carreira, foi a fracassada “Brida”, na extinta Rede Manchete, em 1998. Há quatro anos, ele foi operado de um aneurisma e ficou afastado do trabalho até se recuperar. Na segunda versão de “A escrava Isaura”, que está sendo adaptada por Tiago Santiago e Anamaria Nunes, o comendador comprará Isaura (Bianca Rinaldi) e se recusará a vender sua liberdade para o pai dela, Miguel (Jackson Antunes). Apesar de não ser um vilão, o personagem é duro.

— Nascido em berço de ouro, comendador Almeida é acostumado a ter tudo. Logo de início, rejeitará Isaura. Mas, com o tempo, vai se deixando cativar pela doçura da menina — conta Santiago. — Ele vai morrer por volta do capítulo 40. Foi uma das cenas mais emocionantes que escrevi.

ELENCO

-BIANCA RINALDI (Isaura): Filha de escrava com feitor branco, é sensível e romântica. Foi criada pela madrinha, Gertrudes (Norma Blum), e tem educação refinada.

- LEOPOLDO PACHECO(Leôncio): Filho do comendador, é um homem cruel e egoísta. Jogador inveterado, vai deixar sua família à beira da falência. Tem obsessão por Isaura.

- JACKSON ANTUNES (Miguel): Pai de Isaura, passa privações para juntar dinheiro e comprar a carta de alforria da filha. Ex-feitor, é um homem digno e trabalhador.

- VALQUÍRIA RIBEIRO (Juliana): Mãe de Isaura, é uma escrava bela e cobiçada. Morrerá no parto da filha.

- DÉO GARCEZ (André): Escravo apaixonado por Isaura, é romântico e tem um ótimo caráter.

- CHICA LOPES (Joaquina): “Mãe preta” de Isaura, é a cozinheira da fazenda.

- MARIA RIBEIRO (Malvina): Moça de família tradicional, vai se casar com Leôncio em uma união arranjada.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 103211