![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 18/10/2004 Autor/Repórter: Laura Mattos
![]()
"A ESCRAVA" ESTRÉIA E PRORROGA MUNDO CÃO
Record coloca no ar hoje sua nova novela e, com medo de perder audiência, adia fim do policial "Cidade Alerta"
"A Escrava Isaura" estréia hoje na Record, às 18h45, e Marcelo Rezende e seu "Cidade Alerta" ficam sem a "carta de alforria" prometida pela direção da emissora.
Na tentativa de vender a anunciantes e telespectadores uma imagem de "TV de qualidade", a rede havia anunciado oficialmente duas vezes que tiraria do ar o telejornal do mundo cão. O "assassinato" do programa e o lançamento da novela aconteceriam na mesma data, marcando na rede o início de uma "nova era". Balela.
A emissora decidiu por ora manter o "Cidade Alerta" no ar a fim de chamar, aos gritos, audiência para "A Escrava Isaura", exibida na seqüência do policial.
Antes, os planos oficiais eram fazer do fim da tarde e início do horário nobre um "sanduíche de credibilidade". Primeiro, o recém-lançado "Tudo a Ver", de Paulo Henrique Amorim, depois a novela e, por fim, o "Jornal da Record", com Boris Casoy.
"Tudo a Ver" tem lá seus cinco pontos de audiência (cada ponto equivale a 49,5 mil domicílios na Grande SP), mas não chega aos oito, nove do "Cidade Alerta". Veio, então, o dilema: como perder quase 50% de telespectadores em pleno lançamento de novela? E ainda por cima de uma trama que tem duas opções: emplacar no Ibope ou emplacar no Ibope.
Após o vexame completo da tentativa de retomar a teledramaturgia com "Metamorphoses", a Record nem cogita fracasso semelhante com "A Escrava Isaura".
Seria uma tragédia diante do sonho de "roubar" o segundo lugar no Ibope do SBT, que sustenta boa parte de seu sucesso com novelas do México e produções brasileiras com textos mexicanos.
É por isso que "A Escrava Isaura" estréia hoje com a filosofia oposta à da "modernosa" "Metamorphoses". Tudo tem de ser o mais folhetinesco e "feijão-com-arroz" possível na tentativa de repetir, pelo menos em parte, o desempenho da primeira versão, exibida na Globo em 1976/77.
O diretor, Herval Rossano, continua o mesmo. A atriz Lucélia Santos, escrava até hoje do personagem-título da novela global, será agora substituída na Record por Bianca Rinaldi, "estrela" tomada da teledramaturgia do SBT.
Sobrevida - Com a manutenção do "Cidade Alerta" no ar, o mundo cão ganha sobrevida na televisão. Bandeirantes e Rede TV!, que também têm seus exemplares ("Brasil Urgente!" e "Repórter Cidadão", respectivamente), aguardavam o movimento da Record. Seus policiais já não contavam com muito prestígio interno e não tinham muita garantia de sobrevivência.
Mas enquanto o "Cidade Alerta", líder de audiência no segmento, não chegar ao fim, dificilmente as outras emissoras terão coragem suficiente para tirar do ar os programas concorrentes.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 103248