PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 31/10/2004
Autor/Repórter: Simone Mousse

UMA DISPUTA DE IGUAL PARA IGUAL

As duas são escravas, as duas são brancas, as duas são filhas de homens livres. A grande diferença é que uma é angelical e bem-criada, enquanto a outra é diabólica e largada na vida. Rosa, interpretada por Patrícia França, é a grande antagonista da mocinha de “A escrava Isaura”, da Record, vivida por Bianca Rinaldi. Má como um pica-pau, a megerinha quer tudo o que a outra tem.

— Ela compete de igual para igual com Isaura, porque também é escrava branca. E mais ainda, Rosa descobre que tem origem nobre. Ela vai querer virar sinhazinha — conta Patrícia. — Rosa é capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos, é a inveja personificada. Mas não é uma vilã, e sim uma anti-heroína. É humana, engraçada, charmosa e sedutora. Estou achando gostoso fazer uma personagem assim, de um modo geral são mais coloridas.

Esta semana, Rosa descobrirá que é filha do coronel Sebastião (Paulo Figueiredo) e ficará ainda mais indignada com sua situação. Vem aí mais uma vingadora em potencial.

— No começo, Rosa pensará em se vingar dos filhos de Sebastião, porque a mãe deles provocou a morte da sua. Mas ela logo vai ser cativada pela gentileza de Helena (Fernanda Nobre) , que a aceitará. Diferentemente de Malvina (Maria Ribeiro) , que a maltratará muito e nunca aceitará que a escrava bastarda seja mesmo sua irmã — adianta o autor da trama, Tiago Santiago. — Tudo vai piorar quando Malvina descobrir as relações de Rosa com Leôncio (Leopoldo Pacheco) . As duas partirão para o conflito e serão inimigas.

Mas Malvina será apenas uma pequena pedra no sapato de Rosa, que tem como objetivo acabar com Isaura.

— Rosa tem inveja de Isaura, tanta inveja que se transformou em ódio. Desde pequena, ela queria ser como Isaura, usar os vestidos que a outra usava, aprender a ler, escrever e falar como uma sinhazinha, ter aulas de música, piano, bordado, corte e costura. Como Isaura teve — conta Santiago. — Rosa se ressente porque Isaura cresceu sob a proteção de Gertrudes (Norma Blum) , enquanto ela ficou à mercê da sorte e acabou sendo violada por Francisco (Jonas Mello) , feitor da fazenda.

Para mostrar que pode competir com Isaura, ela tenta seduzir o escravo André (Deo Garcez), um dos pretendentes da protagonista. E começará a jogar charme para o vilão Leôncio também.

- Rosa tem a compulsão de tentar roubar qualquer homem que se interesse por Isaura, fora Henrique ( Gabriel Gracindo ), que é seu meio-irmão — explica Santiago. — Ela foi criada órfã na senzala. Por conta disso, sofreu todo tipo de abuso e acabou crescendo com caráter malformado. Mas justamente por ter sofrido tanto é que o público tem como compreender e até perdoar seus deslizes.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 103664