![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 08/12/2004 Autor/Repórter: Taíssa Stivanin
![]()
'ESMERALDA' MANTÉM IBOPE DO SBT
Produção nacional tem a missão de resgatar audiência
Esmeralda estreou anteontem no SBT, às 20h30, com média de 11 pontos e pico de 15, segundo a prévia de audiência na Grande São Paulo. É o mesmo patamar de sua antecessora, Seus Olhos. O SBT já havia exibido Esmeralda em 2000, mas era a versão original, produzida pela Televisa. O texto é da cubana Délia Fiallo.
O remake brasileiro está sendo gravado há um mês em Bragança Paulista, Piracaia e Jundiaí, no Estado de São Paulo. Até o fim de abril, serão gravadas 70 cenas. No total, são 140 capítulos. A trama trata da história de uma menina que nasceu cega e foi trocada de casa logo após o parto.
A estréia de Esmeralda mantém os trilhos da audiência no horário, que sofreu quedas no ano passado com a exibição de A Outra. Na época, a novela alcançou 6 pontos de média, menos da metade entregue pela antecessora, Canavial das Paixões. O SBT mantém uma estratégia de intercalar uma produção da Televisa com outra da casa. A idéia era regravar a outra com Mel Lisboa, mas a emissora cancelou o projeto e emendou duas novelas prontas, o que prejudicou a audiência.
Jacques Lagoa, um dos diretores da novela, acredita que Esmeralda vai consolidar o ibope no horário. "É um dramalhão feito com interpretação contemporânea, sem os colares mexicanos, os brincos de argola e os cabelos prontos logo na hora que as pessoas acordam", disse o diretor .
PARCERIA MEXICANA - O SBT tem um contrato com a Televisa até 2008, o que dá à emissora o direito de exibir as novelas ou de utilizar o texto. Esmeralda deve ser substituída pelo clássico Os Ricos Também Choram.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 104816