![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 17/02/2005 Autor/Repórter: Daniel Castro
![]()
AUTOR DE PRIMEIRA TROCA GLOBO PELA RECORD
Autor do primeiro time da Globo, Lauro César Muniz cansou de ficar na "geladeira" e informou à direção da emissora, anteontem, que não irá renovar seu contrato, que vence em março. Depois de 33 anos de Globo, anuncia que está mudando para a Record.
Muniz fez parte do time que renovou a telenovela brasileira. Escreveu grandes sucessos como "O Casarão "(1976), "Os Gigantes" (1979), "Roda de Fogo" (1886), "O Salvador da Pátria" (1979) e "Chiquinha Gonzaga" (1999). Mas estava fora do ar desde a minissérie "Aquarela do Brasil" (2000).
Desde então, Muniz apresentou à Globo cinco projetos.
Há duas semanas, sabendo do descontentamento de Muniz, a Globo desengavetou "Imperatriz do Café", cujos direitos pertencem a Regina Duarte. O projeto, inicialmente uma minissérie que seria exibida em 2004, se transformaria agora em novela das seis. Mas o autor recusou a proposta.
Muniz não esconde sua mágoa com a Globo. "['Imperatriz do Café'] estava no limbo, como minhas outras propostas. Houve um nítido processo de congelamento do meu nome. Maquinações me afastaram do trabalho", diz.
O autor diz que a proposta da Record, onde irá inaugurar a faixa das 21h, foi "irrecusável". "Fiquei impressionado com a visão dos responsáveis pelas telenovelas da Record. Em poucos anos estarão disputando a liderança de audiência apoiados na teledramaturgia."
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 106753