PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 08/04/2005
Autor/Repórter:

'O CASARÃO' INSPIRA TRAMA DA RECORD

Sucessos de Lauro César guiam projeto de nova novela

O Casarão (1976) e A Escalada (75), grandes sucessos de Lauro César Muniz na Globo, podem servir de base para a nova novela do autor na Record. Muniz, que começou a trabalhar oficialmente na nova emissora na semana passada, já apresentou três propostas de sinopses para a trama que fará na rede, inaugurando da faixa das 21 horas.

Um dos folhetins retrata a saga da família brasileira. "A idéia partiu de minha peça, Luar em Preto-e-Branco, encenada em 1992, que traz a vida atribulada de um homem durante 50 anos. A história começaria em 1955 e terminaria 2005, numa abordagem temática e estrutural que marcou trabalhos que fiz antes como 40 Anos depois, que fiz na Record, o Casarão e A Escalada", explica ele. "É uma fusão desses quatro trabalhos que têm um denominador comum: o fluir da vida ao longo do tempo."

A outra sugestão de Muniz aborda os conflitos comuns de uma família de classe média, em tom de comédia realista. Uma terceira sinopse, um drama, conta os 12 anos de vida de um empresário ligado ao agronegócio, mostrando sua ascensão vertiginosa, sua ligação política, seus sonhos de Brasil grande e sua queda. "Um Dom Quixote brasileiro da atualidade", diz o autor.

Sem data de produção definida, Muniz conta que ainda não pensa em elenco, mas garante que tem recebido a solidariedade de amigos atores e diretores em sua mudança para a Record. Mudança essa, motivada também pelo sucesso do remake de A Escrava Isaura. "Há uma grande expectativa de que a Record esteja ampliando o mercado e dando opção de qualidade para o público", diz Muniz.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 108370