PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 21/08/2005
Autor/Repórter: Paulo Senna

'TUDO OU NADA' (1987)

A novela “Tudo ou nada” foi exibida em 1987, às 19h45m, pela extinta Rede Manchete. A história marcava o lançamento de um novo horário para a teledramaturgia na emissora e também apresentava ao público um novo autor de novelas: José Antônio de Souza.

Curiosidade: essa foi a primeira novela protagonizada pela atriz Elisângela. Atriz que, desde que apareceu no telejornal “Hoje”, da Rede Globo, e depois quando passou a comandar, ao lado de Pietro Mário, o programa infantil “Capitão furacão”, teve uma presença marcante e gratificante na televisão. Ela pertence àquela categoria de artista que sempre consegue se destacar em todos os seus trabalhos.

— Realmente essa foi a minha primeira novela como protagonista. Aliás, a primeira e única de toda a minha carreira. Eu acho que consigo ter um certo destaque na televisão porque tenho um pouquinho de talento (risos) — afirma Elisângela.

A trama da Manchete girava em torno de Guadalupe (Elisângela), uma espécie de gata borralheira que nasceu e foi criada no bairro do subúrbio carioca do mesmo nome e um dia acabou descobrindo a Zona Sul. A personagem começou a trabalhar como secretária na empresa onde o pai era contínuo. E, sem querer, acabou despertando uma grande paixão em César Augusto (Edwin Luisi), o filho de seu patrão, Ambrósio Barroso (Othon Bastos), que acabou também se apaixonando pela moça. Pai e filho passaram a disputar o amor de Guadalupe. mas foi o filho quem acabou levando vantagem e casando-se com ela, apesar de sua mãe, Ema (Vanda Lacerda), ser contrária à união dos dois.

Após o casamento, o casal embarcou em lua-de-mel para o Chile. Mas, no segundo dia da viagem, o noivo saiu para comprar cigarros e desapareceu misteriosamente, gerando um clima de mistério e uma procura por uma explicação para tal ocorrido. A partir daí, desencadeou-se uma série de conflitos.

No elenco de “Tudo ou nada” estavam também Míriam Pires, Tereza Amayo, Djenane Machado, Jonas Bloch e Mário Cardoso, entre outros.

Na direção dos 161 capítulos estiverm Herval Rossano, David Grimberg e Lucas Bueno.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 112337