PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 08/03/1990
Autor/Repórter: Ângelo Marsia

TV ABRIL ESTRÉIA CLIPS DA MTV ATÉ SETEMBRO

A TV Abril é a MTV no Brasil. A emissora brasileira anunciou ontem, oficialmente, que passará a transmitir - e a produzir - programação com a marca da rede mundial Music Television. A meta é inaugurar as transmissões entre 1º de julho e 30 de setembro para a grande São Paulo.

A MTV é uma divisão da Viacom International que lançou em 1981 um novo conceito: a TV do videoclip, que transmite prioritariamente música para um público jovem, entre 12 e 34 anos, além de informação ligada aos interesses dessa faixa. A Abril vai seguir a fórmula, com muito videoclip (50% estrangeiro, 50% nacional). Também vai transmitir programas como o noticiário - Week in Rock -, a comédia ''Saturday Night Live'' ou o inédito ''Buzz'', um show com os principais acontecimentos da semana. Todos serão adaptados e falados em português. Haverá ainda esportes como o surfe e o skate e destaque no jornalismo para temas como ecologia.

A meta inicial é a transmissão de 13 horas diárias (exceto às sextas e sábados, quando serão 16 horas). A emissora quer alcançar no ano que vem 20 horas diárias, para ir progressivamente chegando às 24 horas das demais emissoras no mundo.

O acordo operacional, cujos valores não foram revelados, envolve também a exportação de produtos locais. Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril, tem uma meta ambiciosa (''nossa música vai brilhar lá fora'') e dá um exemplo na área dos quadrinhos: ''A Abril já é a maior produtora de histórias Disney do mundo''. A vice-presidente de Novos Negócios da MTV, Sara Levinson, não contesta: ''O lançamento da MTV no Brasil levará ao resto do mundo a música vibrante e a cultura brasileira.'' Além dela, veio para o lançamento a vice-presidente de Programação Internacional Liz Nealon, que passará a vir mensalmente para auxiliar na implantação.

A TV Abril transmitirá a MTV pelo seu canal aberto UHF 32 (disponível para todos que tiverem antena receptora UHF e um aparelho de TV UHF-VHF, ou ainda um televisor convencional acoplado a um videocassete, já que todos sintonizam também UHF). Ela espera, no início, 1 ou 2 pontos de audiência em São Paulo (1 ponto são 40 mil lares) e estima que só na cidade existam mais de 1,5 milhão de receptores capazes de sintonizar em UHF.

EMISSORA QUER FORMAR REDE - Ainda não há datas, mas a MTV estará disponível também fora da Grande São Paulo. A TV Abril quer formar uma rede e tenta contratos de afiliação no interior de São Paulo e nas capitais (as primeiras são Rio, Belo Horizonte e Brasília). A emissora também estuda o licenciamento de algumas horas de programação para não afiliadas.

Além disso, seu sinal estará disponível para as cem mil antenas parabólicas já existentes no país através do satélite Brasilsat 2.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 11732