PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 30/07/2006
Autor/Repórter: Elizabete Antunes

OS CAMINHOS DE UMA BOA PESQUISA

Novela de época dá trabalho. Isso todo mundo sabe. É pesquisa de um lado, visita a antiquários de outro, figurinos pesados, gestuais diferentes. Para não tirar nota zero em qualquer um destes quesitos, o diretor de teledramaturgia da Band, Ignácio Coqueiro, está montando uma equipe que promete fazer bonito em “Paixões proibidas”. Na cenografia, contratou a empresa de Cláudia Alencar, ex-Rede Globo assim como ele. Ela e a historiadora Adriana Fontes já estão trabalhando horas a fio para levar ao ar uma história que começa no ano de 1805. As curiosidades são muitas.

— As pessoas lavavam os pés todos os dias antes de irem dormir. As pessoas que eu digo são as brasileiras. Os portugueses não eram tão limpinhos — entrega Cláudia. — Também comia-se muito. Eram cinco refeições ao dia. A primeira, às 6h. E a última, a ceia, era às 22h. Depois, era preciso tomar um chá.

Algumas características serão dribladas. O fato de as refeições serem feitas sem garfo e faca é uma delas.

— Não dá para mostrar os personagens comendo com as mãos. Mas era o que acontecia — diz Cláudia, que trabalha ao lado do arquiteto e cenógrafo Marcelo Lipiani.

Cenógrafa das minisséries globais “O quinto dos infernos” e “Hilda Furacão”, Cláudia conta que “Paixões proibidas” terá dez cenários (cada um com quatro ou cinco ambientes). Mas nada será desmontado para ser montado novamente no dia seguinte. Tudo será fixo.

— Isso já dará mais qualidade à cenografia. Como não terei que desmontar, posso fazer um piso de pedras, por exemplo — afirma Cláudia.

Os estúdios começarão a ser montados na semana que vem, no bairro do Gabinal, Zona Oeste do Rio. No elenco de “Paixões proibidas” — uma parceria da Band com a portuguesa RTP — está Miguel Thiré. Sua parceira na trama será Ana Sofia (Tereza). O ator será o engajado e apaixonado Simão e terá, como parte do elenco, aulas de esgrima. O lançamento, que também terá gravações em Portugal, está previsto para novembro.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 122456