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Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 16/07/1990
Autor/Repórter: Sônia Apolinário

MODELO VIRA ARMA GLOBAL CONTRA SEREIAS

Guerra de audiência virou uma guerra de modelos, que eventualmente tiram a roupa. Contra duas modelos fantasiadas de sereia, que entram no ar hoje na Manchete, a Globo escalou a top model Sílvia Pfeifer, 32. Ela encarna uma ex-atriz de pornochanchada na minissérie "Boca do Lixo", que estréia amanhã.

A tarefa de Sílvia é clara: tentar impedir que a liderança de audiência que a Manchete conseguiu às 21h30 com "Pantanal" se alastre para às 22h30. A liderança de "Pantanal" foi impulsionada por uma modelo, Cristiana Oliveira, a Juma. Com o sucesso da receita, a Manchete repete a dose na minissérie "O Canto das Sereias", com uma dupla de modelos: Nani Venâncio e Andréia Fetter, as tais sereias de rabo de látex avermelhado.

"Boca do Lixo'' tenta transpor para a TV o clima do cinema "noir" dos anos 40 e 50: mescla suspense, citações de filmes, uma mulher estonteante e sexo. A trama é ambientada num dos submundos de São Paulo, a chamada Boca do Lixo, quadrilátero formado pela avenidas São João e Ipiranga e as ruas Santa Ifigênia e Vitória, na região central.

O suspense de ''Boca do Lixo" é conduzido pela ex-atriz de pornochanchada, Cláudia Toledo. Nos áureos tempos, era cultuada como a "Deusa do Sexo". Agora, decadente, trabalha numa pecinha vulgar. E lá que um dos seus últimos fãs a pede em casa- mento. O industrial Henrique (Reginaldo Faria) seria a aposentadoria tranquila da atriz. Só que ele é um homossexual que se casou para manter as aparências na cidade do interior onde mora. A Cláudia resta se tornar amante do pedreiro Tomás (Alexandre Frota). A história parece conduzir para um desfecho policial. Apenas parece.

O autor de "Boca do Lixo", Sílvio de Abreu, roteirista de "Rainha da Sucata", fala do submundo paulista com conhecimento de causa: circulava pela região quando escrevia pornochanchada nos anos 70 e 80 (é dele o texto de "Mulher Objeto", de 1982). Vários locais onde ele viveu foram utilizados como locação para a minissérie, quase toda gravada em São Paulo.

Foi o clima barra-pesada da história que levou "o diretor Roberto Talma a optar pelo tom "noir". Para isso, decidiu gravar com uma única câmera, uma Betacam. Por utilizar o padrão de cor norte-americano (NTSC), de melhor definição de imagem, a câmera permitiu que o diretor de fotografia, Antônio Meliande, usasse menos luz e acentuasse mais as sombras.

"A história vai deixar as pessoas tensas. É um triller onde a informação falada é muito importante. Já os gestos estão sendo cuidados para não ficarem pesados ou patéticos, catatônicos", diz a gaúcha Sílvia Pfeifer. Há 13 anos trabalhando como modelo, com um currículo que inclui desfiles para a Dior, a imagem que ela sempre passou era a de uma pessoa glamurosa. Um fiapo desse glamour ela empresta à personagem Cláudia, uma pessoa que se envolve com gente cada vez mais baixa", segundo a modelo.

Cláudia obrigou Sílvia a ficar nua na frente das câmeras para gravar cenas de sexo com Alexandre Frota. Ela conta que a experiência foi mais fácil do que pensava. "Não há nada escancarado. O Talma está fazendo a coisa para não aparecer nada. Tudo é induzido. Confesso que, no início, essas cenas foram um fator que me fizeram pensar se aceitaria o trabalho", afirma.

Sílvia acha que, com a minissérie, as pessoas que se acostumaram com sua "imagem monárquica" podem se surpreender. "A modelo Sílvia é clássica demais. Parece uma mulher inatingível. Espero, agora, ficar de carne e osso para as pessoas", diz, segundo ela, existe uma "possibilidade" de vir a fazer novos trabalhos na Globo. Sílvia, que como modelo está acostumada ao aplauso, acredita estar preparada para encarar críticas desfavoráveis. "Se não for bem, vamos ver o que se faz depois''.

MINISSÉRIE AINDA NÃO ESTÁ PRONTA - Quando ''Boca do Lixo'' estrear, a equipe da minissérie ainda terá pela frente dois dias de gravação. Eles gravam há um mês, num ritmo de até 12h por dia. Tanta correria é por causa da decisão, tomada em maio pela Globo, de que as minisséries seriam usadas contra a Manchete.

O objetivo da Globo é evitar que a concorrente consolide o hábito de se virar o seletor de canais. "O efeito 'Pantanal' ainda não nos afetou, mas podemos ter problemas se a Manchete emplacar o horário", admitiu o superintendente comercial da Globo, Antônio Athayde, 44.

Ele diz que a vantagem de "Pantanal" não afeta a Globo. É que o mercado publicitário não compra só um programa, mas uma programação. Além disso, o preço da Globo é bem mais alto. O horário global mais caro é o do "Jornal Nacional" e o da Manchete, "Pantanal". Um anúncio de 30 segundos em rede nacional custa, respectivamente, Cr$ 2,4 milhões e Cr$ 805 mil.

QUEM E QUEM

. Cláudia Toledo (Sílvia Pfeifer) - ex-atriz de pornochanchada. Tentou fazer televisão, mas não emplacou. Está participando de uma peça de teatro vulgar quando conhece um industrial, com quem se casa. Depois de casada, viverá uma intensa paixão com o pedreiro que vai trabalhar na casa onde mora com o marido.

. Henrique Ribeiro (Reginaldo Faria) - poderoso industrial do interior paulista que se casa com Cláudia. Usa o casamento para manter as aparências porque é homossexual. Escolheu a atriz justamente porque era considerada urna "deusa do sexo". Segundo Roberto Talma, Henrique "é um homem sem culpas".

. Tomás (Alexandre Frota) - pedreiro que vai trabalhar na casa de Cláudia. Viverá um romance com a patroa. É um tipo meio marginal, canalha, perverso, capaz de fazer qualquer coisa. Tem um perfil agressivo, mas também é capaz de gestos cordiais. Para Frota, é o personagem mais difícil que ele já interpretou.

AUTOR CITA FILMES 'NOIR' EM 'BOCA DO LIXO' - Para escrever a minissérie "Boca do Luxo", Sílvio de Abreu assistiu cerca de 20 clássicos do cinema "noir". Com "Boca do Lixo", Abreu dá uma certa guinada em sua carreira: até então as novelas do autor citavam chanchadas ou as comédias malucas norte-americanas dos anos 30 e 40. O caso mais exemplar dessas citações foi a novela "Sassaricando".

Entre as citações da minissérie, a mais evidente é a do filme "Pacto de Sangue" (1944), de Billy Wilder. Numa das cenas de suspense, ambientada num corredor, um dos personagens tenta fugir através de uma porta - só que ela se abre para o lado contrário. Conheça a sinopse de alguns dos filmes "noir" que Sílvio de Abreu assistiu como ''inspiração" para escrever o roteiro de "Boca do Lixo":

. "Pacto de Sangue" (Double Indemnity, 1944). Direção: Billy ilder. Com Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Edward G. obinson. Preto e branco. Clássico do filme "noir" com roteiro e Wilder e Raymond Chandler. m corretor de seguros é envolvido em um assassinato através e uma mulher sedutora.

. "Gilda" (Idem, 1946). Direção: Charles Vidor. Com Rita Hayworth, Glenn Ford, George Macready. Preto e branco. Trinângulo amoroso, com Rita Hayworth em um de seus melhores apéis. Ela é a mulher do dono de um cassino (Macready), na América do Sul, que seduz um estrangeiro (Glenn Ford).

. "Corpos Ardentes" (Body Heat, 1981). Direção: Lawrence Kasdan. Com William Hurt, Kathleen Turner, Richard Crenna, Michey Rourke. Cor. Um advogado se envolve com urna mulher casada e rica (Kathleen Turner) e passa a ficar prisioneiro de uma trama. Foi o filme responsável pela retomada, nos anos 80, da estética "noir" dos anos 40.

. "Desejo Humano" (Humane Desire, 54). Direção: Fritz Lang. Com Glenn Ford, Gloria Grahame, Broderick Crawford, Kathleen Case. Preto e branco. Um ferroviário casado e recém-chegado da guerra da Coréia (Glenn Ford) tenta eliminar sua amante. Obra com suspense, da fase norte-americana de Fritz Lang.

TÁTICA É COMUM NA HISTÓRIA DO CINEMA - Há diversos casos de modelos que se tornaram atrizes. Nos anos 20, antes de ser cantora e atriz, Carmen Miranda posava para revistas de moda. Nos anos 40, Lauren Bacall e Gene Tierney foram descobertas em capas de revista. Matilyn Monroe, Audrey Hepburn e Angie Dickinson ganharam papéis por causa de seu sucesso como modelos fotográficos. Nos anos 70, Isabela Rosselini e Jacqueline Bisset seguiram o mesmo caminho. Brooke Shields posava em revistas infantis antes de ser descoberta por Louis Malle. Nos anos 80, Andie McDowell era modelo da Revlon até se chamada para estrelar "sexo, mentiras e videotape".

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 12832