PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Zero Hora
Data de Publicação: 05/03/2007
Autor/Repórter:

MESA CHEIA NA HORA DO ALMOÇO

Mais antiga atração da RBS TV, "Jornal do Almoço" comemora 35 anos no ar com programação e convidados especiais

Para festejar seus 35 anos, o Jornal do Almoço preparou um cardápio especial.

De hoje a sexta-feira, o mais antigo programa da RBS TV receberá ex-apresentadores e ex-comentaristas e terá uma série de surpresas.

Entre as atrações, está a apresentação de quem faz o JA no Interior. A cada dia, dois apresentadores da Capital entrarão ao vivo de duas regiões diferentes, começando por Bagé e Rio Grande.

Exibido pela primeira vez em 6 de março de 1972, o JA é um dos programas mais antigos entre todos os apresentados pela Globo ou por suas emissoras afiliadas. Dirigido por Clóvis Prates, o telejornal estreou em um horário então desacreditado e pouco valorizado.

- É um programa pioneiro na TV brasileira. Além de inaugurar o horário do meio-dia, apostou em um formato inovador, misturando informação e entretenimento - diz Cezar Freitas, gerente de telejornalismo da RBS TV e TVCOM.

O "jornal-show" dos gaúchos apresentava reportagens externas e entrevistas com personalidades que passavam pela cidade, sem esquecer de serviços, como horóscopo e previsão do tempo. O programa estreou quando o país vivia a época mais ferrenha da ditadura militar.

- Eu me fazia de louca e, do meu jeito bem-humorado, tentava driblar a censura. Uma vez entrei no ar falando sobre direitos humanos, assunto proibido. Não deu outra, fui chamada - lembra a apresentadora Tânia Carvalho, que começou na TV junto com o JA.

Único representante do primeiro time que ainda está no programa, o polêmico Paulo Sant'Ana recorda as provocações aos colorados:

- Entrei vestido de baiana, com tabuleiro e tudo, quando o Bahia foi campeão brasileiro no Beira-Rio.

Cláudio Brito, que também participou da estréia, relembra a vez em que estava ao vivo, em 1980, e simplesmente levantou-se e saiu.

- O script era rodado em mimeógrafo e depois grampeado. Naquele dia, tinha sido montado fora de ordem, então, na terceira ou quarta página errada, eu simplesmente larguei tudo e saí. E fui direto para o departamento pessoal.

Uma convidada especial será Maria do Carmo, que participou do programa de 1976 a 1994:

- O JA foi extremamente significativo na minha vida e até hoje as pessoas me identificam com ele. A homenagem que recebi no meu último dia foi inesquecível, muito emocionante, tive que me conter para não chorar o tempo todo.

OS CONVIDADOS - A ordem dos programas é surpresa:

- Variedades, música e cultura (parte 1): Tânia Carvalho, Pedro Sirotsky, Célia Ribeiro, Maria do Carmo, Tânia Moreira, Carolina Gonçalves

- Variedade, música e cultura (parte 2): Suzana Saldanha, Celso Loureiro Chaves, Vera Armando, Clóvis Duarte, Balala Campos

- Esporte: Falcão, Celestino Valenzuela, Lauro Quadros, Rogério Amaral, Cláudio Brito, Renato Cardoso

- Notícias: Rejane Noschang, Antônio Carlos Niederaurer, Antonio Britto, Carla Bello, Eloisa Zorzetto

- Humor e colunistas: Roberto Gigante, Renato Pereira e Marco Aurelio

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 128909