![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 08/05/1994 Autor/Repórter: Vergínia Viveiros
![]()
NOVOS ITENS NO CARDÁPIO DOS ASSINANTES
O segundo semestre traz boas novidades para os assinantes da Net, que distribui os canais da Globosat e do mundo inteiro pelo sistema de TV a cabo. No segundo congresso sobre TVs por assinatura, realizado mês passado no Rio, foi anunciado o lançamento dos canais "Discovery", de documentários, e mais um de filmes, em convênio da Globosat com os estúdios americanos Universal Pictures, MGM e Paramount.
Investir em qualidade é o principal objetivo das TVs pagas para alterar o inexpressivo número de assinantes no Brasil, em torno de 250 mil. Perto dos mercados argentino e mexicano, o país ainda está engatinhando, mas as previsões são otimistas: espera-se que haja seis milhões de assinantes no Brasil até 1998.
Para o diretor de marketing da NetBrasil, Alberto Pecegueiro, as pessoas estão descobrindo aos poucos o que é TV por assinatura. Ainda há muita confusão quanto ao sistema de transmissão, como receber canais estrangeiros e quanto é preciso desembolsar para ter acesso ao extenso cardápio de opções. Um dos empecilhos para o sucesso imediato das TVs pagas é que a programação das TVs abertas é muito competente, o que não acontece no México e na Argentina.
Aos poucos, o mercado vai se ampliando. Recentemente, a Net ultrapassou a barreira dos cem mil assinantes. Para eles, a Globosat vai oferecer, em julho, o canal premium, que exibe os filmes em primeira mão. O "Discovery" deve começar a ser distribuído em agosto, com a apresentação de documentários de ficção científica, aventura e descobertas. A Globosat, por sua vez, pretende oferecer, cada vez mais, programas germina- . mente brasileiros.
PREFERÊNCIA POR FILMES E ESPORTES - A TVA também anunciou o lançamento de um canal, o HBO, que deverá começar a ser exibido em julho. Sua programação será formada por 90% de filmes, além de desenhos animados, musicais (concertos de artistas ao vivo) e esportes. Serão 24 horas de programas, sem comerciais, com legendas em português ou dublagem.
Lançado nos Estados Unidos há 20 anos, o HBO foi o primeiro serviço de TV por assinatura americano. A partir de 1991, iniciou-se sua expansão internacional, na Hungria e na América Latina. Hoje, há cerca de 300 milhões de assinantes no mundo todo. A TVA também pretende lançar mais um canal de filmes, com minisséries e senados americanos, provavelmente no ano que vem.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 139346