PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 27/05/1991
Autor/Repórter:

MANCHETE EXIBE ''CRÔNICA AMERICANA'' DE LYNCH

A reprise da novela "Pantanal" e a exibição da série "Crônica Americana" de David ("Twin Peaks") Lynch são as novidades da programação da rede Manchete, em junho e julho, respectivamente.

A série de David Lynch será exibida aos sábados, à 0h30, ainda sem data certa para estrear. Nela, o diretor mostra aspectos da vida norte-americana. Cada episódio é apresentado por Richard Dreyfuss. A série será legendada.

A reprise da novela será exibida das 19h às 20h30, a partir do 'dia 17 de junho."Pantanal" vai dar tempo para a Manchete produzir uma outra novela, "José de Maria", de Alcione Araújo. Com ela, a emissora pretende estrear oficialmente o seu segundo horário do gênero.

A gravação está prevista para começar em agosto. A novela é histórica, sobre a Guerra Santa do Contestado (metade do século 19). Será toda gravada em Santa Catarina, cenário da guerra. Lá, a emissora vai construir uma cidade cenográfica.

"Foi difícil tomar essa decisão. A reprise parece apelação. Mas estamos respaldados numa pesquisa que mostra que o público sente saudades de 'Pantanal'. Além disso, precisamos levantar o 'boing' das 19h com tranquilidade", disse o diretor-executivo de programação da Manchete, Carlito Camargo, 32.

O diretor-artístico da emissora, Jayme Monjardim, vai dirigir os 30 primeiros capítulos da nova novela. Ele está produzindo também a sucessora de "Ana Raio e Zé Trovão", "Amazônia", que deveria ter sido realizada no ano passado, com direção de Tizuka Yamasaki. Agora, os diretores serão Carlos Magalhães e Marcelo de Barreto. O texto é de Jorge Duran. As gravações devem começar em julho.

Cada uma das duas novelas está orçada em US$ 5 milhões (Cr$ 1,5 bilhão, no paralelo), segundo Carlito Camargo. "Amazônia" está prevista para estrear em setembro. "José de Maria" é para outubro ou novembro.

Ainda está em estudo na emissora a possibilidade de ser produzida uma terceira novela, encenada por bonecos, para ser exibida à tarde. Além disso, uma outra novela está sendo escrita. A emissora procura dois autores para desenvolver "Flor de Cera", sinopse escrita por Renato Teixeira. A idéia é contar lendas indígenas, ambientadas na região do rio Solimões.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 15439