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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 09/06/1991 Autor/Repórter: Annette Schwarstman
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SUCESSO QUESTIONA COMPORTAMENTO
Sucesso questiona comportamento
Para Walter Avancini, 54, diretor do núcleo de teledramaturgia do SBT, o sucesso das novelas mexicanas tem pelo menos um aspecto positivo: o questionamento total sobre o comportamento do público e da novela. "No Brasil as coisas são niveladas por baixo. Há o comportamento primário e popularesco em todas as camadas. Um grande sucesso vira moda", diz.
Avancini afirma que a Rede Globo contribuiu para esse fenômeno. "A Globo se assustou com os altos índices de 'Pantanal' e a ordem interna foi procurar dramalhões. A concorrência levou a Globo a baixar o nível. Lá, o dramalhão é disfarçado pelo glamour da produção. As novelas mexicanas são dramalhões sem maquiagem e representam melhor a estética da atual realidade brasileira. A Globo sempre foi a Dinamarca fazendo novela no Brasil", diz.
Rubens Carvalho, 42, superintendente comercial e de marketing do SBT, explica que as novelas mexicanas custam US$ 10 mil o capítulo já dublado, enquanto uma produção nacional não sai por menos de US$ 30 mil o capítulo.
Ele diz que "Carrossel" e "Rosa Selvagem" superaram a expectativa da emissora, que era de alcançar uma audiência média de 10 pontos. ''Carrossel" obtém a média de 20 pontos mas o resultado comercial é de 10. Os anunciantes são elitistas e preconceituosos. Não entendem que o público da novela está saindo da Globo e não do México, e continua comprando xampú".
Carvalho iniciou a venda das cotas de patrocínio das novelas na última quarta-feira. Elas vão custar US$ 55 milhões por mês para "Carrossel" e US$ 44 milhões para "Rosa Selvagem".
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 15579