![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 03/07/1991 Autor/Repórter: Regina Rito
![]()
BOM ÍNDICE
Reprise de 'Roque' atinge 36 pontos
Os trinados da Viúva Porcina (Regina Duarte) e os sacolejos da pulseira de Sinhozinho Malta (Lima Duarte) deixaram saudade nos telespectadores de Roque Santeiro, de Dias Gomes. Tanto é que a reprise da novela, no ar desde segunda-feira, às 17h30, conquistou logo no primeiro dia de exibição a média de 36 pontos pelo DataIbope (São Paulo) - a Escolinha do Professor Raimundo, exibida antes, da reprise, teve a média de 29 pontos - e virou recordista no horário.
A idéia de reprisar a história foi a estratégia que a Globo encontrou para fazer com que os telespectadores ligassem a televisão mais cedo e permanecessem na emissora. "Aproveitamos o fato da Regina Duarte e do Lima Duarte estarem fora do ar e, como a idéia do Dias Gomes é transformar a novela em seriado, se não colocássemos agora, depois não haveria outra possibilidade'', explica José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, vice-presidente de operações da Rede Globo.
Apesar de considerar um ótimo resultado, Dias Gomes acha que a Globo errou em ter programado Roque Santeiro para às 17h30. ''Tenho certeza de que se fosse ao ar às 21h30 ou 22h30, a audiência seria dobrada. As 17h30 só quem assiste são as crianças e as donas de casa, e a novela teve uma identificação muito grande com o público masculino".
Na época do lançamento, em 1985, Roque Santeiro foi recordista, de audiência e chegou a registrar, por volta do capítulo 20 e por mais três vezes consecutivas, nada menos do que 100% de aparelhos ligados na novela. ''É tão difícil explicar o sucesso quanto o fracasso. Mas a meu ver é uma novela mítica, que tem um apelo muito forte, e sem dúvida deixou saudades", garante Dias Gomes.
Por conta do sucesso de Roque Santeiro, a Globo pretende transformar a novela em seriado, no ano que vem. O projeto já está no papel e a previsão é a de que seja semanal ou quinzenal. Até agora, a única coisa certa é que Regina Duarte e Lima Duarte serão, mais uma vez, os protagonistas da história. Caso essa hipótese se confirme, será a segunda novela de Dias Gomes que vira seriado. A primeira, O bem amado, foi exibida como série de abril de 80 até 1984.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 15917