![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Zero Hora Data de Publicação: 28/01/2010 Autor/Repórter:
![]()
PAIXÃO FRATERNA
O telespectador mais atento já deve ter percebido que as novelas Cama de Gato, Tempos Modernos e Viver a Vida, apesar de terem histórias bem diferentes, trazem uma trama em comum: personagens que se encantam um pelo outro sem imaginar que podem ser irmãos. É o caso de Pedro (Ronny Kriwat) e Débora (Guta Gonçalves) na novela das seis; de Nelinha (Fernanda Vasconcellos) e Zeca (Thiago Rodrigues) na das sete; e de Luciana (Alinne Moraes) e Bruno (Thiago Lacerda) na das oito. Mas por que este imbróglio é tão abordado pelos escritores? O autor Manoel Carlos, de Viver a Vida, analisa:
– O público gosta de acompanhar histórias de amor, sejam elas possíveis ou não. E essa trama é um artifício que faz parte dos folhetins há muito tempo. A forma como é contada é que faz a diferença.
Já a autora Thelma Guedes, que escreve Cama de Gato com Duca Rachid, compara à tragédia grega:
– O tema vem como uma releitura do arquétipo presente até nas tragédias gregas, o amor incestuoso. Mas no folhetim, ele costuma aparecer como um engano, decorrente de um segredo.
Apesar de não perceber a semelhança, o autor de Tempos Modernos, Bosco Brasil não se surpreende com a coincidência:
– Não é um tema atípico, é comum vê-lo em obras literárias, no cinema ou na TV. O interessante é o público ter a chance de ver três abordagens diferentes.
Manoel Carlos não se incomoda de ver as três novelas abordarem o mesmo tema.
– É é apenas uma coincidência. Até onde eu sei, as histórias são bem diferentes uma da outra. Em Viver a Vida, por exemplo, essa trama sequer se desenvolveu. Foi apenas um beijo – diz Maneco.
Em Cama de Gato, o engano será logo esclarecido, antecipa Thelma. Mas Bosco Brasil diz que, por enquanto, vai continuar alimentando a curiosidade do telespectador em saber se Nelinha e Zeca são mesmo irmãos:
– Se eu contar, perde a graça.
Os números dos canais da TV aberta se referem a Porto Alegre e Região Metropolitana. A programação da TVCOM captada por UHF fica disponível entre 16h e 2h.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 162206