![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 31/01/2010 Autor/Repórter: Lúcia Valentim Rodrigues
![]()
ATRIZ DEIXA DE SER "BOAZINHA SOFREDORA"
Acostumada a interpretar personagens tristes, Fernanda Vasconcellos faz astrônoma descolada na novela "Tempos Modernos"
Personagem se enrola em romance com possível irmão; atriz diz que público "ainda está de luto" com final de "Caras & Bocas"
A atriz Fernanda Vasconcellos, 25, tem de correr. Correr para malhar. Correr para gravar todas as cenas do dia. Correr para acertar o ritmo de "Tempos Modernos", novela das sete da Globo que patina nos 24 pontos na Grande SP.
Após viver duas "boazinhas sofredoras", em "Páginas da Vida" (2006) e "Desejo Proibido" (2007), ela vai deixar a tristeza de lado e ser feliz. "A vida deu mais oportunidades para Nelinha. Ela tem angústias e reflexões, mas joga tudo para cima, é bem-humorada e descolada", conta, por telefone, do Rio.
Fernanda explica que cada horário de dramaturgia tem suas peculiaridades. "O tempo muda. A novela das sete tem um ritmo mais ágil. Explora também a leveza da comédia."
Por isso ela teve de se adaptar e deixar de lado o modo de sentar e a delicadeza da novela de época. Seu papel anterior, em "Desejo Proibido", era a protagonista da novela das seis.
"Além disso, tive de fazer aula de rapel, e morro de medo de altura. Também fiz aula de expressão corporal, para dar uma agilidade maior ao corpo."
Para ela, o lado aventureiro da filha de Antonio Fagundes foi o mais difícil de construir. "Mas, se está fácil, tem algo errado. É igual a aprender a dirigir. Quando você acha que está sabendo muito, bate o carro ou rala a lateral na parede. A insatisfação faz a gente encontrar o caminho da personagem."
Ela diz que fez a escalada para entender por que Nelinha gostava tanto daquilo. "A liberdade tem tudo a ver com ela. Ela é solta. Essa experiência me deu algo valioso para descobrir quem era ela. E não arrancou nenhum pedaço meu", ri.
Pela terceira vez, ela faz par romântico com Thiago Rodrigues. Aqui, ele vive Zeca, com quem ela troca farpas e amores. "É a parte poética da novela."
Para ela, a intimidade é positiva. "Podemos dizer que não estamos bem e não encher o saco. É tranquilo", diz. O difícil é se reinventar. "Quando vem alguém novo, muda a energia. Mas fazia tempo que a gente não se encontrava e cada um veio de uma experiência diferente. O Thiago está casado, com filho. Estamos mudados. A menor preocupação é que esteja igual a algo que já fizemos."
O diretor José Luiz Villamarim diz que o histórico dos dois só ajudou: "Eles já tinham provado que têm muita química".
Entre os fãs, a resposta tem sido boa. "As duas últimas personagens que fiz eram dramáticas, de cortar os pulsos. Os fãs falavam que choravam muito comigo. Agora dão risada e me dizem que a Nelinha é danada", conta, definindo a personagem como "autêntica e mais antenada com a mulher de hoje".
O ibope não tem acompanhado os índices da antecessora, "Caras & Bocas". Fernanda tem uma explicação: "É normal que o público tenha um tempo de luto pela novela que acabou. São muitos fatores envolvidos no ibope. Independente da audiência, ralo pelo melhor".
Na trama, a mãe de Zeca inventa que o adotou, mas é mentira. O autor, Bosco Brasil, não revela como vai desenrolar essa união. Nem para Fernanda. Mas ela tem um novo problema a resolver: Priscila Fantin, a noiva de Zeca, que chega de viagem. "Vai ter muito ciúme. As brigas são engraçadíssimas, cheias de bate-boca. Elas se xingam de gorda, de cara redonda. A novela é muito vista por crianças, então não há rancor." Priscila e Fernanda gordas? Só em novela mesmo.
AUTOR ELOGIA "GARRA DA JUVENTUDE" - Fernanda Vasconcellos fez o teste para Cornélia Cordeiro, filha de Leal (Antonio Fagundes), e surpreendeu José Luiz Villamarim, diretor-geral de "Tempos Modernos". "Logo vi que ela tinha a mesma temperatura da personagem. Fernanda é sanguínea como Nelinha."
O autor, Bosco Brasil, diz que "não imagina Nelinha sem Fernanda": "Acho que a atriz não se deixa subjugar por seu carisma e por sua beleza. Tem a garra da juventude aliada ao poder de entrega e concentração".
Ele não adianta nada sobre o enredo. Conta apenas que o casal formado por Zeca e Nelinha "terá muitos altos e baixos". "De bom coração, Nelinha é impaciente com o preconceito e a preguiça de pensar de certas pessoas. É um de seus poucos defeitos, mas que pode ser fatal. O problema é que não recua jamais, mesmo tendo consciência disso."
FRASE: ''[O ator] Paulo Autran costumava dizer que os 50 primeiros capítulos de uma novela valiam como ensaio. Só depois era espetáculo de verdade. Para mim, foi importante ver "Tempos Modernos" no ar. Na semana que vem, ainda tem alguns capítulos que gravamos antes de estrear. Depois de assistir à novela, mudei minha percepção. É diferente ver a novela de uma forma geral, saber qual o tom dela, o ritmo. Aí você entende o que o outro está fazendo. Ajuda a moldar os papéis, o que é fundamental para o trabalho não destoar'' - FERNANDA VASCONCELLOS, atriz
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 162287