![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 11/08/1991 Autor/Repórter: Annette Schwartsman
![]()
SBT CONTRATA AUTOR DE 'CARROSSEL' E PÕE NO AR SEIS NOVOS PROGRAMAS
O SBT quer contratar o autor de ''Carrossel'', Abel Santa Cruz, 76, para escrever novelas. Sílvio Santos está cuidando pessoalmente dos contatos com o escritor argentino, que vive em Buenos Aires.
Segundo Luciano Callegari 53, superintendente artístico operacional da emissora, os primeiros contatos com Santa Cruz foram travados quando ''Carrossel'' estreou. Depois, com o sucesso da novela, o SBT se interessou em contratá-lo. ''Ele prova há 50 anos que tudo o que escreve faz sucesso'', diz.
Se as negociações forem concluídas, o escritor não vai se mudar para o Brasil, mas enviará sua produção da Argentina. Callegari diz que o SBT ainda não tem planos, mas cogita coproduzir com emissoras estrangeiras as novelas de Santa Cruz.
Além da contratação do autor de ''Carrossel'', o SBT tem outras seis novidades ''Programa Livre'', ''Musidisc'', ''Grande Pai'', ''Coquetel'', ''Festolândia'' e ''Dó Ré Mi'', que estréiam na semana de 19 a 25 de agosto, quando a emissora completa dez anos de atividades.
''Programa Livre'' é a versão essebeteana do ''Matéria Prima'', que Sérgio Groisman apresentava na TV Cultura. O novo programa pretende preservar as principais características de seu modelo: a apresentação de Groisman e a participação do público adolescente, que discute temas de seu interesse. ''Programa Livre'' estréia dia 19 e vai ao ar ao vivo, de segunda a sábado, às 17h30. Entre os convidados da primeira semana estão Fernanda Torres, Hebe Camargo, Agildo Ribeiro e os grupos Ira!, Ultraje a Rigor, U2 Cover, Vexame e Taffo.
''Grande Pai'' é o nome da adaptação do programa de maior audiência da televisão argentina e irá ao ar às quartas-feiras, às 22h. O seriado, escrito por Gius, Gustavo Barrios e Ricardo Rodrigues, conta a história de um viúvo e suas três filhas de 17, 14 e oito anos. A adaptação é de Crayton Sarzi. No elenco estão Flávio Galvão, Débora Duarte, Paloma Duarte, Patrícia Lucchesi, Vanessa Rubi, Elisabeth Gasper e Cláudia Melo. É o primeiro trabalho de Walter Avancini, diretor de teledramaturgia da emissora, após o fracasso da novela ''Brasileiras e Brasileiros''.
Outra estréia é o musical ''Musidisc'', que será apresentado por Virgínia Nowicki, 26, garota propaganda das lojas Marisa e estrela do extinto ''Alô Doçura''.
O programa, que será exibido as quintas às 22h, quer ser eclético e atingir todos os gostos. A estrutura é basicamente a mesma dos congêneres: grupos que se apresentam ao vivo (seis ou sete, por edição), clips, entrevistas, a parada das músicas mais tocadas etc. A principal novidade é o quadro ''Na Boca do Povo'', que vai às ruas para fazer as pessoas cantarem suas canções preferidas.
Antes de optar por este formato, o SBT havia realizado um piloto com dois apresentadores, que foi descartado por Sílvio Santos. O ''outro'' apresentador era Emílio Surita. Virgínia Nowicki conta que desde que veio para a emissora, no ano passado, tinha vontade de trabalhar como apresentadora. ''Os programas de auditório são o que o SBT tem de mais forte'', diz.
''Coquetel'' será exibido as sextas, à 0h15. Desta vez a fonte de inspiração foi ''Colpo Grosso'', uma produção italiana dirigida ao público masculino. A versão do SBT será apresentada por Miéle, que terá um séquito de ''secretárias'' vestidas de frutas ''daí o sugestivo nome. O slogan do programa é ''muitas mulheres e pouca roupa''. O programa é uma competição entre um casal. O vencedor das brincadeiras ganha pontos. Ao final, o total acumulado será usado para ''comprar'' moças que prometem sessões de streap-tease e afins.
"Festolândia", é destinado ao público infantil de idade pré-escolar e vai ao ar de segunda a sexta, às 9h, e aos sábados, às 11 h. O programa será apresentado por Eliana - integrante do grupo Banana Split - e pretende reproduzir a estrutura dos contos de fadas, com direito a uma bruxa que tenta sabotá-lo, castelos, sete anões, poço dos desejos etc. Sem o rótulo de educativo, "Festolândia'' quer criar brincadeiras mais "didáticas- do que as existentes em seus similares.
A sexta e última estréia é ''Dó Ré Mi'', musical apresentado por vovó Mafalda cuja meta é revelar talentos infantis. Será exibido de segunda a sexta, às 13h30.
Essas estréias serão acompanhadas de algumas mudanças na grade de programação da emissora. A principal delas é a divisão do programa "Hebe Camargo em duas edições de uma hora cada, que serão exibidas as segundas e terças às 22h. A edição da terça-feira permanece inalterada e continua a ser exibida ao vivo. A de seguida será pré-gravada e vai discutir algum tema polêmico - a liberalização do aborto, por exemplo - com convidados ligados ao assunto. A outra mudança é no horário do "Jô Soares Onze e Meia'', que agora passa para as 23h10 e promete ser pontual.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 16354