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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 10/10/1991 Autor/Repórter: Annette Schwartsman
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SBT SUPERA DUAS VEZES AUDIÊNCIA DO ''FANTÁSTICO''
Uma nova estratégia do empresário Sílvio Santos para as noites de domingo fez o SBT ultrapassar a Globo em audiência duas vezes nas últimas três semanas. No início de setembro, ele colocou nova versão do "Topa Tudo Por Dinheiro" entre 20h e 22h. A Globo reagiu no último domingo, com um reforço do jornalismo no "Fantástico".
SÍLVIO SANTOS BATE O ''FANTÁSTICO'' E ESQUENTA A GUERRA DOS DOMINGOS - Globo reage com paranormalidade e reportagens à onda do ''Topa tudo por dinheiro'' do SBT
A guerra dos domingos esquentou na televisão. Há seis semanas, Sílvio Santos mudou seu programa. Colocou o "Show de Calouros" entre as 18h e 20h e, no lugar deste quadro, passou a exibir entre 20h e 22h uma nova versão do "Topa Tudo Por Dinheiro".
A jogada deu certo. Desde então, os índices de audiência da emissora de Sílvio Santos começaram a subir até encostar - e depois ultrapassar - os do "Fantástico", que a Rede Globo põe no ar exatamente no mesmo período, há 18 anos.
No começo a Globo não reagiu. No dia 8 de setembro o "Topa Tudo Por Dinheiro" bateu a audiência do "Fantástico" durante cerca de 30 minutos - entre 20h30 e 21h - e, na média final, ficou apenas dois pontos atrás da emissora rival, segundo os dados computados pelo DataIbope na Grande São Paulo. No dia 15, a audiência média do SBT também foi menor em apenas dois pontos em relação à da Globo no mesmo horário. O resultado foi de 34 pontos para a Globo e 32 para o SBT.
Mas no último dia 22, o SBT finalmente conseguiu ultrapassar a Globo. Segundo Luciano Callegari, superintendente artístico do SBT, foi a primeira vez na história que Sílvio Santos conseguiu bater o "Fantástico". O "Topa Tudo Por Dinheiro" obteve a média de 36 pontos de audiência, com picos de até 40, contra a média de 31 pontos alcançada pelo "Fantástico". No domingo seguinte, dia 29, o fenômeno se repetiu com uma vantagem ainda maior para o SBT: 37 pontos - com um pico de 41 - contra os 29 pontos médios obtidos pela Globo.
A Globo só reagiu no domingo passado, quando estreou várias modificações em seu programa. Com elas, aumentou a audiência do "Fantástico" para a média de 37 pontos. Apesar da recuperação da Globo, o SBT não perdeu muitos pontos de audiência e "Topa Tudo Por Dinheiro" manteve sua média em torno de 33 pontos.
IBOPE SURPREENDE ATÉ O SBT - Para Luciano Callegari, 53, superintendente artístico e operacional do SBT, a guerra de audiência dominical entre esta emissora e a Rede Globo não é nenhuma novidade. "Ela existe desde que o Sílvio Santos saiu da Globo, há uns 17 anos", diz.
Mesmo assim, ele afirma estar "satisfeito" com os índices alcançados pelo quadro "Topa Tudo Por Dinheiro" - que a emissora exibe aos domingos, das 20h às 22h - que considera "surpreendentes até para o SBT". "Para a Globo esses números são assustadores", comenta.
Ele credita esses resultados a dois motivos: as novidades - novas brincadeiras e maior duração - do "Topa Tudo" e o desgaste do "Fantástico'' que a Globo exibe no mesmo horário. "Há dez anos o 'Fantástico' é a mesma coisa. É repetitivo e precisa de mais dinamismo. Parece que no final de semana a Globo pára. Enquanto eles trabalham de segunda a sexta, nós trabalhamos de segunda a segunda", brinca.
Sobre a reação da emissora rival, Callegari acha que ela pode surtir efeito. "Eles estão se mexendo e a TV é uma caixa de surpresas. Mas esta guerra vai continuar, pois nós também sabemos mudar quando um produto não funciona", diz.
Callegari acha que, apesar de realizar mudanças, a emissora rival não sabe usar o arsenal que tem. "Se quiserem posso dar uma mãozinha", diz.
GLOBO REAGE COM JORNALISMO
Autor/Repórter: Sônia Apolinário
Para recuperar a audiência do "Fantástico" o diretor da Central Globo de Jornalismo (CGJ), Alberico de Sousa Cruz, pediu, há 15 dias, um esforço de produção de reportagens para o programa. O pedido foi feito a todas as editorias da emissora.
O "Fantástico" passa por um período de transição. As mudanças começaram em junho, com a troca do seu diretor. Saiu José Itamar de Freitas para entrar Carlos Amorim. O programa deixou a Central Globo de Produção para pertencer à CGJ.
Ainda não foi definida a nova linha do programa. A tendência é ele se tornar integralmente jornalístico. Para isso, há um projeto de se criar uma equipe de reportagem somente para o programa. No programa do último domingo, todos os repórteres do primeiro time da emissora fizeram reportagens para o "Fantástico". A direção da CGJ está avaliando uma possível volta à antiga linha do programa, quando as reportagens tinham apelo mais popular. Também no programa passado, foi testado um novo quadro sobre paranormalidade, produzido por Augusto Cesar Vanucci. A avaliação da direção da Central é de que o quadro não aumentou a audiência, mas também não a fez despencar. Sendo assim, pode ser usado como um coringa, na falta de coisas mais interessantes. Contra essa linha existe o medo de o programa voltar a ser chamado de sensacionalista.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 16940