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Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 16/10/1991
Autor/Repórter:

GLOBOSAT LANÇA TV POR ASSINATURA

Canais terão acesso livre por cinco semanas

Cinema, esportes, notícias e variedades. A partir do dia 26 de outubro, a Globosat lançará quatro canais de TV por assinatura, com transmissão via satélite. Para divulgar amplamente as programações alternativas, os sinais ficarão abertos por um período experimental de cinco semanas, durante o qual qualquer usuário de antena parabólica terá acesso às imagens. Em seguida, no entanto, será feita a codificação para que apenas os assinantes as recebam.

O Presidente da Globosat, Joseph Wallach, conta que vem trabalhando no projeto desde o início de março, inspirado na idéia de proporcionar novas opções aos telespectadores através de uma programação extensa e não necessariamente voltada para o, grande público. Como a TV por assinatura ainda é uma novidade no Brasil, ele considera a investida um grande desafio, que só será vencido com o decorrer dos anos.

- Estamos começando do zero. A nossa maior campanha promocional vai ter como protagonistas os próprios consumidores. São eles que vão divulgar e julgar o produto. Acredito que dentro de cinco anos teremos vendidas cerca de 500 mil assinaturas. Mas esta é uma estimativa bem conservadora, já que não entramos no mercado ainda. Com o tempo pode ser que tudo mude, não posso prever - declara Joseph Wallach.

Até o momento pode-se dizer que o público-alvo dos novos quatro canais se restringe aos usuários das 150 mil antenas parabólicas instaladas em todo País. Joseph Wallach acredita que a maior parte dos assinantes deve se concentrar na Zona Rural, pois além de se tratar da área em que há mais parabólicas no País, estas estão voltadas para o satélite Brasilsat II, transmissor das imagens.

- Em certas cidades, teremos que adaptar as antenas parabólicas para garantir a qualidade das imagens. Já no Interior não; quase todas as parabólicas instaladas estão direcionadas para o nosso satélite - esclarece.

O grande trunfo da GloboSat, segundo o seu Presidente, é a alta qualidade do produto. Joseph Wallach diz que, em termos tecnológicos, a vantagem de obter uma assinatura é que, de qualquer lugar do País, seja no campo ou nas cidades, o telespectador vai receber uma imagem perfeita, sem interferências, chuviscos ou fantasmas. Fora isso, a programação está sendo elaborada com base em numerosas pesquisas que indicam as preferências dos possíveis consumidores.

- Já descobrimos que o brasileiro, em geral, seja homem ou mulher, adulto ou criança, gosta mesmo é de cinema. Em segundo lugar vêm os musicais, shows e variedades. Estamos seguindo o caminho indicado pelas pesquisas; tanto que, em um dos canais, oferecemos 24 horas de filmes nacionais e estrangeiros - revela.

VINTE E QUATRO HORAS DE PROGRAMAÇÃO VARIADA - Top Sport, Multishow, Telecine e Globosat News Television. Estes são os quatro canais da TV por assinatura, que vão apresentar programas de esporte e variedades, noticiários e filmes, entre outras atrações. O Telecine, por exemplo, vai exibir longas-metragens para todos os gostos - dos de ação, com Silvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger, aos dramas, com Robin Williams ou Meryl Streep, e documentários sobre a vida de gente famosa, como Marilyn Monroe. Nenhum dos canais, no entanto, será vendido separadamente. O telespectador terá que comprar todos de uma só vez. Joseph Wallach explica que o objetivo da empresa é proporcionar alternativas variadas de programações.

Em momento algum iremos transmitir as melhores atrações dos canais no mesmo horário - diz.

Caso more em um prédio, o candidato a assinante terá que promover uma reunião de condomínio para adquirir o pacote de canais. Somente se todos os vizinhos concordarem na compra é que a Globosat fará as instalações.

Se apenas um morador comprar a assinatura, há perigo de os outros assistirem às programações de graça, já que instalaremos uma parabólica no edifício. Sem falar no preço alto que ele pagará sozinho - explica Wallach.

Os preços da TV por assinatura variam de acordo com o número de assinantes. Em um edifício de 30 apartamentos, por exemplo, a taxa de adesão é de Cr$ 85 mil por apartamento e a assinatura fica por Cr$ 17 mil. Em casas, o morador paga, em média, Cr$ 1 milhão pela instalação e Cr$ 23 mil pelos quatro canais.

A tendência é baratear o produto a medida em que o numero de assinaturas aumente - conclui Joseph.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 17009