PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 29/03/1992
Autor/Repórter:

ESTRÉIA A REDE OM BRASIL

Em São Paulo a TV Gazeta retransmite o sinal da OM Brasil e a partir das 18h; no Rio a OM está das 8h às 2h na TV Corcovado

A primeira rede de TV fora do eixo Rio-São Paulo entra no ar oficialmente amanhã, com 30 emissoras filiadas em 13 estados brasileiros, mais uma no Distrito Federal. A Rede OM Brasil é propriedade do empresário e político José Carlos Martinez - presidente do PRN paranaense e amigo pessoal do presidente Fernando Collor- e de seu irmão Flávio. A nova rede é definida por seu diretor-superintendente de programação, Guga de Oliveira, como uma espécie de avesso da Globo.

"Onde for a Globo, irei na direção contrária", diz Guga, que é irmão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de operações da Rede Globo. "Nossa perspectiva é conseguir, no segundo semestre, o terceiro lugar de audiência, depois da Globo e SBT", completa Guga.

Para isso os irmãos Martinez já investiram US$ 15 milhões em filmes, novelas e equipamentos, e pretendem gastar mais US$ 1 milhão por mês para manter a rede em operação. Em São Paulo o sinal da OM Brasil será transmitido a partir das 18h pela TV Gazeta. No Rio, A TV Corcovado vai retransmitir toda a programação gerada em Curitiba, das 8h às 2h.

A anti-Globo de Guga de Oliveira promete exibir sem cortes filmes que beiram a pornografia - como "Calígula", "Orquídea Selvagem" e "As Aventuras Eróticas de Robin Hood" - todas as terças, às 22h30, na sessão "Impróprio para Menores". Nas sextas, no mesmo horário, a programação de filmes mistura sangue, sustos e ossos quebrados, com títulos como "Leão Branco, o Lutador sem Lei" e "Hellraiser 3".

A programação também conta com novelas argentinas como "Manuela" e a infantil "Árvore Azul". O remake portenho de "Irmãos Coragem", de Janete Clair, não deve entrar imediatamente no ar. Entretanto, a hesitação da rede em divulgar sua grade de programação deixa aberto o espaço para mudanças de última hora.

O contrato da Rede OM com as emissoras filiadas obriga a retransmissão das novelas noturnas, dos shows, filmes e do jornal "Fala Brasil", que vai ao ar entre 20h30 e 21h30, apresentado por Valéria Balbi. Entre os dez colunistas desse jornal estão Aguinaldo Timóteo - no quadro "Alô Mamãe" -, Luis Nassif falando sobre economia e Gaivão Bueno - que abandonou a Globo - no comentário esportivo.

"Fala Brasil" será dirigido por Paulo Matiussi, irmão do diretor de jornalismo da rede, Dante Matiussi. A emissora produzirá dois shows: "Coçando o Sábado", apresentado pela irmã de Fausto Silva, Leonor Corrêa", e o programa de auditório "Blue Jeans".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 18317