PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 13/07/1992
Autor/Repórter: Sérgio Sanches

MANCHETE DEFINE DIRETORIA

Xerxes Gusmão será mantido na área comercial

Afinal a solução estava em casa. Xerxes Gusmão será mantido na superintendência comercial da Rede Manchete "até quando Deus quiser", como afirmou o diretor geral da rede, David Raw. Xerxes vinha exercendo o cargo provisoriamente, desde que a Indústria Brasileira de Formulários (IBF) oficializou a compra da Manchete.

Ao que parece, Raw entregou o comercial da Manchete nas mãos de Deus depois que não conseguiu acertar com o diretor nacional de vendas do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Walter Zagari. Há duas semanas, Raw chegou a afirmar que "Zagari não havia tido coragem de aceitar o desafio proposto". Agora, aparentemente com o objetivo de valorizar o próprio Xerxes, o diretor geral mudou o discurso. "O Zagari é meu amigo, o encontro com freqüência, mas não fizemos proposta concreta para ele".

Assim, o staff da emissora está montado e se completa com Ricardo Frender, que será o diretor comercial para São Paulo, Edson Benetti, que foi mantido na diretoria de marketing, Demerval Gonçalves que é o diretor executivo da rede, Nilton Travesso, diretor de programação, Mauro Guimarães, diretor de jornalismo, James Rubio, diretor de jornalismo em São Paulo, e Pablo Lopez, diretor administrativo. As negociações com Daniel Filho continuam. Raw também acena com outra idéia: trazer o jornalista e diretor do jornal Zero Hora, Augusto Nunes. "Gostaria de tê-lo como âncora do nosso jornalismo. O Mauro Guimarães está negociando com ele".

Hora de definições - Xerxes Gusmão já está trabalhando. Sua primeira tarefa será mudar o comercial da Manchete do Rio de Janeiro para São Paulo, para onde está indo toda a cúpula da Rede. Dentro de aproximadamente 15 dias, ele vai promover um seminário envolvendo todos os departamentos comerciais das afiliadas. "O objetivo é identificar uma forma única de atuação, para podermos planejar com segurança".

Enquanto o evento não acontece, Gusmão garante que o trabalho está sendo tocado normalmente. "Temos uma política realista de preços. O mercado não está muito fácil em função da situação econômica e política do País. Mesmo assim, estamos obtendo resposta positiva de agências e anunciantes".

Em relação à situação criada, onde primeiro foi provisório e depois efetivado no cargo, Gusmão diz que o importante é o trabalho desenvolvido e não o cargo. "Toda vez que achei ser dispensável em uma empresa, saí por conta própria. Na Manchete, continuo. Achei gratificante terem lembrado do meu nome para o posto".

No que diz respeito ao marketing da emissora, Edson Benetti afirma que no momento a ação tem caráter mais tático. "Para tanto estamos veiculando uma campanha que mostra a nova programação. Ela visa manter a audiência qualificada da emissora". Agora, o executivo já ensaia os primeiros passos para a programação definitiva que, segundo Raw, acontecerá dentro de 180 dias.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 18553