PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 25/09/1992
Autor/Repórter: Armando Antenore

ANÚNCIO DO SBT IRONIZA ''DE CORPO E ALMA''

"Diogo amava Betina que doou o coração para Paloma que vai entregar seu coração a Diogo. E depois é a gente que passa dramalhão mexicano." Por "a gente", entenda-se SBT. O texto, criado pela agência de publicidade W/Brasil, faz parte do anúncio que a emissora vai veicular durante os primeiros dias de outubro nos principais jornais do país.

O alvo do anúncio, claro, é a novela global "De Corpo e Alma". Para ilustrar a campanha, uma foto de Tarcísio Meira (ou Diogo) com o bigodão à Pancho Villa que usava até a semana passada.

Em meados de outubro, o SBT volta à carga e patrocina outro anúncio para cutucar a concorrente. Dessa vez, Tarcísio Meira aparecerá de cara limpa. E o texto vai explorar algo do tipo: "Tiraram o bigode do Tarcísio só para disfarçar. Mas eles não enganam ninguém. Até porque está cheio de mexicano sem bigode."

"Os dois anúncios compõem uma campanha maior, que começou há dois meses, para comemorar os 11 anos da emissora de Sílvio Santos", afirma Celso Loducca, redator da agência W/Brasil. O mote da campanha é "SBT Onze Anos. O vice que melhorou até o líder". Ou, nas palavras de Loducca: "Durante a última década, a Globo teve que ficar parecida com o SBT para manter o primeiro lugar em audiência."

Seguindo o raciocínio, a W/Brasil criou em agosto o anúncio que chamava Sílvio Santos de "pai do Faustão". Na mesma época, bolou outro, que trazia uma foto do palhaço Bozo sob os dizeres: "A Xuxa há 11 anos atrás" (sic).

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 19319