PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 02/04/1993
Autor/Repórter: Andrew Greenlees

CUT PODE ASSUMIR MANCHETE, DIZ MEDEIROS

Sindicalista afirma que Walter Barelli apóia a cessão da emissora a uma fundação formada por empregados

O presidente da Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros, disse ontem que a CUT (Central Única dos Trabalhadores) tem o apoio do ministro do Trabalho, Walter Barelli, para assumir o controle da Rede Manchete de Televisão, que atualmente passa por uma crise administrativa.

Segundo Medeiros, a articulação seria feita a partir da transferência da emissora para uma fundação formada por funcionários da empresa e por outras entidades da sociedade civil, entre as quais a CUT teria maior influência. "Por trás disso está a CUT", afirmou.

Medeiros disse ainda que a transferência da Rede Manchete para a fundação seria "uma manobra partidária", já que a CUT é ligada ao PT. "O objetivo é transformar uma rede nacional em palanque eletrônico para o PT e seu candidato à Presidência da República", disse o presidente da Foiça Sindical, rival da CUT.

Segundo Medeiros, o ministro Barelli já encampou uma proposta da CUT de se formar a fundação e renegociar as dívidas da Manchete para que a nova entidade pudesse assumir o controle da emissora. "Isso é mais uma forma de iludir os trabalhadores da Rede Manchete", disse o dirigente sindical, assinalando que os funcionários estão com os salários atrasados e sem perspectiva de uma solução para a crise.

"Cabe à iniciativa privada, pelas regras do mercado, encontrar formas para a transferência da concessão e para tornar viável a continuidade da empresa", sustentou Medeiros, que pretende levar a questão ao presidente Itamar Franco.

Ainda de acordo com Medeiros, já estariam sendo feitos contatos com empresários para solicitar a manutenção da publicidade na emissora a ser controlada pela fundação. O sindicalista não forneceu detalhes sobre esses supostos contatos.

O presidente da Força Sindical negou que sua entidade tenha intenção de participar de uma eventual fundação.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 21135