![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 17/11/1993 Autor/Repórter: Hélio Gomes
![]()
PRIMEIRO CAPÍTULO DE ''FERA FERIDA'' PERDE PARA A ESTRÉIA DE ''RENASCER''
José Inocêncio, João Pedro e Mariana, personagens de ''Renascer", ainda não saíram do imaginário dos telespectadores. Isso é o que indica o baixo índice do Ibope para a estréia de ''Fera Ferida'', que substitui a novela de Benedito Ruy Barbosa no horário das 20h, na rede Globo.
"Fera Ferida'' entrou no ar às 20h38 da última segunda, alcançando a média de 54%, ou cerca de 2,15 milhões de televisores ligados na Grande São Paulo. Em sua estréia, em 8 de março deste ano, ''Renascer" conseguiu a média de 59% (cerca de 2,35 milhões de televisores).
O índice alcançado por ''Fera Ferida'' também é inferior ao da estréia de ''De Corpo e Alma", em 3 de agosto de 92. Naquela noite, a novela de Glória Perez alcançou a média de 55 %, ou cerca de 2,15 milhões de televisores ligados em São Paulo. O Ibope faz seus cálculos tomando como base um número total estimado de 3,98 milhões de televisores na Grande São Paulo.
A estréia da novela de Aguinaldo Silva só conseguiu ser mais bem-sucedida que a de "Pedra Sobre Pedra'', também de sua autoria, em 6 de janeiro de 92. A trama passada na fictícia cidade de Resplendor - inspirada em Lençóis, na Chapada Diamantina - não conquistou o público de forma imediata, consolidando-se somente ao longo de seus sete meses de duração.
O sucesso de público alcançado por ''Renascer" talvez seja o motivo da estréia ''morna' de ''Fera Ferida''. Durante suas últimas semanas, "Renascer'' manteve sua audiência oscilando entre 60% e 65%. Seu último capítulo, reapresentado excepcionalmente no domingo, pôs fim à história com a morte do patriarca José Inocêncio, interpretado por Antônio Fagundes.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 23931