PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 21/11/1993
Autor/Repórter: Sérgio DÁvila

ESPECTADOR SE VINGA EM ''FERA FERIDA''

Nova novela das oito tem vingança como tema, bons atores no elenco e trama rica e bem explorada

Vingança. A mais ousada manobra da Globo neste fim de ano tem a vingança mo tema. É ''Fera Ferida'', ousada por ser uma novela rural que se segue a outra novela rural ("Renascer"). Você bate o olho na tela e dá de cara com Lima Duarte, José Wilker, Hugo Carvana e Juca de Oliveira. Todos na mesma cena. muita areia para o caminhãozinho médio do telespectador. O ano termina vingado.

O par central da trama é formado por Edson Celulari e Giulia Gam, em boas atuações. Edson precisa de um diretor que segure seu histrionismo, o que acontece aqui. E Giulia é versátil.

A novela tem belíssimas externas, que não caem no vazio que Benedito Ruy Barbosa imprimiu a "Renascer''. O pai-de-todos Aguinaldo Silva, um dos homens que mais entendem de folhetim na Globo, não cairia neste recurso fácil. Mesmo assim, "Fera" não estreou bem - 54% de audiência média contra os 59% da estréia de "Renascer". Vingança do espectador, que não agüentava mais Painho e Santinha? Não, falta o público descobrir a novela. Não deve demorar.

Descobrindo a novela, vai descobrir também suas falhas: a cidade cenográfica, por exemplo. Parece de brinquedo, não convence. De resto, a trama segura bem: vingança, aliada a corrupção e intriga, é fonte inesgotável. Só nos primeiros capítulos foram citados. Fernando Collor, Juscelino Kubitschek e o regime militar, com graça.

O melhor de tudo: não tem modelos no elenco. Vingança dos atores.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 23942