PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 23/04/1995
Autor/Repórter: Renata Reis

A NOVO 'POINT' DA GERAÇÃO SAÚDE

Misto de novela e seriado, 'Malhação' estréia amanhã, com histórias completas toda semana e duração prevista de três anos

Uma novela nova, com cinco capítulos por semana, histórias concluídas a cada sexta-feira, temas adolescentes, poucos personagens fixos, muitas participações especiais, ritmo ágil e, principalmente, humor. Esta é a fórmula de "Malhação", produção da Rede Globo que entra no ar amanhã, no horário das 17h30m, inaugurando um gênero inédito na teledramaturgia brasileira.

Declaradamente dirigida aos jovens, a trama tem ares de "Barrados no baile" e de "Armação ilimitada". Mas as semelhanças não vão além do público-alvo: a nova novela tem características próprias e pode ficar até três anos no ar se o público dos finais de tarde da Globo aprovar.

"Malhação" será ambientada na badalada academia que dá nome ao programa. Circulando pelas salas de ginástica, vestiários, lanchonete e piscina, um elenco que mistura atores consagrados com algumas das promessas da safra de novos atores da emissora. Ou seja, para viver a geração saúde, duas gerações de talento.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DÃO FÔLEGO A 'MALHAÇÃO'

Dois ou mais atores novos por semana

Com 18 personagens no elenco fixo, a turma de "Malhação" vai ganhar novos reforços a cada semana, Para a estréia, foram convidados os atores Mário Gomes, que fará o papel de Roberto, namorado de Paula, Nico Puig, que interpretará um bad boy, e a modelo Gisele Fraga, que entrou na onda da dramaturgia como Lola, a desinibida da academia.

- Adorei fazer a participação. Sou fá dos adolescentes - disse Gisele, animada com a possibilidade de sua personagem voltar à trama mais tarde.

Apesar de só ter gravado cenas para a primeira semana, Nico Puig também ficou contente com seu papel. Ele será Raul, um rapaz complicado que vive se metendo em confusões.

- Esta idéia de convidar dois ou mais atores por semana é ótima. Eu, por exemplo, não poderia ficar fixo por estar fazendo uma peça, mas adoraria voltar à história daqui a um tempo.

Assim será "Malhação". Com muitas participações especiais, personagens entrarão e sairão da academia sem a menor cerimônia. Para a segunda semana, Anna Cotrin e Cláudia Lyra já aceitaram os convites.

UMA NOVELA DIFERENTE

MALHAÇÃO / OUTRAS NOVELAS

Cinco capítulos por semana / Seis capítulos por semana

Um único cenário (a academia) / Vários cenários

18 personagens fixos / 40 personagens, em média

2 ou mais participações especiais por semana / Menos participações

Histórias completas a cada semana / Tramas de 150 capítulos em média

Só cenas de interior / Têm cenas externas

Duração prevista: três anos / Oito meses

A OPINIÃO DE QUEM ESCREVE

Já no primeiro capítulo, "Malhação" a endiabrada Juli (Carolina Dieckman), apronta uma para o professor de jui jitsu Dado (Cláudio Heinerich). Ele acaba caindo nas garras de Lola (Gisele Fraga) e acaba sendo demitido ao ser visto tomando banho junto com a aluna. Em seguida, a mesma peste põe alguns toca-fitas roubados no quarto de Héricles (Danton. Mello), tentando incriminar o inocente menino do interior que acaba de chegar à academia.

Essas e outras histórias, que serão apresentadas na estréia, chegarão ao fim na sexta-feira, como explica o autor Charles Peixoto. Ao contrário das tramas tradicionais, a nova novela das 17h30m não demora a concluir seus casos.

- Pode ser até que uma determinada história dure duas semanas, mas, em geral, na sexta-feira damos fim ao que teve início na segunda - explica o coordenador de texto, que escreve a novela com mais seis roteiristas.

Charles diz ainda que devido às cenas curtas e ao ritmo rápido, "Malhação" terá condições de abordar vários temas ao mesmo tempo. Entre eles, cita a virgindade masculina, a violência, as brigas de gangues, o racismo e o homossexualismo.

- Escolhemos assuntos que possam despertar o interesse dos adolescentes, mas, provavelmente, a novela vai acabar agradando a pessoas de todas as idades. Os personagens são simpáticos, temos um núcleo de adultos e o programa é completamente diferente de tudo o que já se fez.

Nem o fato de ser ambientado num único cenário assusta os autores. Para Ana Maria Moretzsohn, isto dá um toque diferente à nova novela.

- Aí está a graça: levamos o mundo para dentro da academia. E está sendo ótimo trabalhar com tantas novidades. O formato é diferente, o texto e leve, há muitos atores novos e "Malhação" é a cara do Rio.

ELENCO CHEIO DE GATINHAS

Barriguinhas de fora, músculos definidos e rostinhos bonitos, "Malhação" tem de sobra. Mas no elenco formado em sua maioria por atores jovens, destacam-se os talentos de Carolina Dieckman, destaque na recente "Tropicaliente" como Açucena, e Fernanda Rodrigues, que se firmou em "A viagem", interpretando Bia, uma adolescente dividida entre o pai e a mãe.

Fernanda será Luiza, a caçulinha da turma da academia. Lutadora de judô, de 15 anos, arrasa corações enquanto alimenta uma paixão velada por seu professor. Logo ela, filha da dona da academia.

Só quem não tem maiores cuidados com a menina é Juli (Carolina Dieckman), uma adolescente problemática, fofoqueira e cheia de armações.

- Estou amando a Juli. Depois da bobinha da Açucena, ganhei uma vilã maravilhosa - comemora.

Bella (Juliana Martins) não é menos esperta. Apesar de ter um grande coração, é experiente, talentosa e vai se casar com Romão (Luigi Barricelli). Ou pelo menos, pretende.

Aos 21 anos e com vários trabalhos em TV no currículo, Juliana vai formar um triângulo amoroso com Luigi e com Danton Mello.

VETERANOS E NOVATOS NA ACADEMIA

A turma jovem vai dominar "Malhação". No elenco da nova produção da Rede Globo, são muitos os estreantes descobertos pelos diretores Roberto Talma, Leandro Néri e Flávio Colatrelo. Dividindo o estúdio com os novatos, há nomes conhecidos e já experientes como Sílvia Pfeifer, Nair Bello, John Herbert e Nuno Leal Maia. A novela promete ser uma grande confraternização entre adolescentes, adultos e crianças. Confira:

- HÉRICLES MOREIRA (Danton Mello) - Veio do interior para estudar História na UFRJ e, precisando de dinheiro, começa a trabalhar na academia como auxiliar administrativo de Paula. Seu objetivo é guardar dinheiro e viajar para a Europa em busca de seu amor platônico, a grega Cassandra. E inocente, virgem e muito culto, apesar de não fazer o gênero "intelectualóide". Tem mania de leitura e não faz exercícios.

- ISABELLA BITENCOURT, BELLA (Juliana Martins) - Adotada por um casal de médicos, é inteligente, linda e asmática. Precisa fazer natação mas também pratica ginástica e alongamento. Romântica, toca saxofone e é noiva de Romão, o rapaz mais cobiçado da academia.

- PAULA PRATTA (Sílvia Pfeifer) - Batalhou muito para montar a academia e está separada de Fábio, seu primeiro marido. É uma boa professora de educação-física e uma administradora competente.

- LUIZA PRATTA (Fernanda Rodrigues) - Filha de Paula, adora judô e participa de pequenos campeonatos. Está naquela. fase crítica da adolescência e tem uma agenda secretíssima.

- FÁBIO FILHO (Bruno de Luca) - Filho de Paula, é gordinho, encapetado e está sempre querendo chamar atenção. Morre de ciúmes da irmã e da mãe.

- FÁBIO GONZALES (Nuno Leal Maia) - Empresário rico e "pão duro", vive entre Barcelona e Rio. Mau caráter, volta e meia, aparece para estragar os relacionamentos de Paula.

- OLGA PRATTA (Nair Bello) - Mãe de Paula, é moderna e bem humorada. Não tem vontade de se casar de novo, é elegante e só perde a pose quando exagera na bebida.

- NABUCODONOSOR PEREIRA, NABUCO (John Herbert) - Coronel reformado do Exército, é amigo da família Pratta há muitos anos e se sente um "paizão" de Paula. Alimenta um amor por Olga, mas não consegue nada.

- BRÓDUEI DO NASCIMENTO JR. (Fabiano Miranda) - Auxiliar da cantina da academia, se expressa através de gírias e raps de sua própria autoria. Pratica judô mas morre de medo da piscina porque não sabe nadar.

- MARIA CANDELÁRIA SANTIAGO (Dill Costa) - Mãe de Bróduei, é faxineira da academia, mora na Rocinha e é flamenguista fanática.

- EDUARDO SIQUEIRA, DADO (Cláudio Heinerich) Professor de artes marciais, é bonitão e serve como uma espécie de xerife da academia.

- JULIANA SIQUEIRA, JULI (Carolina Dieckman) - Irmã de Dado, é falsa, intrigueira e namora todo mundo.

- MAGALI ALBUQUERQUE (Daniela Pessoa) - Anti-esportiva, trabalha na locadora da academia e quer ser cineasta.

- ALEXANDRE FERREIRA, MOCOTÓ (André Marques) Bem humorado e machão, só vai à academia para azarar.

- LEANDRO PINHEIRO, LEO (Pablo Uranga) - Namorado de Tainá, faz coleção de tudo e só pensa em sexo.

- TAINÁ REBOUÇAS (Ana Paula Tabalida) - Sua mãe é doida e seu pai é homossexual. Tudo que deseja é se casar e ter filhos.

- ROMÃO MARQUES (Luigi Barricelli) - Noivo de Bella, é lindo mas mau-caráter. Resolve tudo na briga.

- ISRAEL DA CONCEIÇÃO (Alexandre Moreno) - Supercampeão de natação, tem orgulho de ser negro.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28018