![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 18/06/1995 Autor/Repórter: Mariana Scalzo
![]()
NOVELA PESCA OUTROS NOMES NO TEATRO
Marilena Ansaldi, Walderez de Barros e Rosi Campos, estrelas nos palcos, estão em 'Cara & Coroa'
Além do protagonista Luís Melo, o elenco de "Cara & Coroa", próxima novela das 19h da Rede Globo, terá o reforço de atrizes consagradas pelo teatro.
O grupo - que conta com Marilena Ansaldi, Walderez de Barros e Rosi Campos - foi convidado por Wolf Maya, diretor da trama.
"É ótimo, gosto de fazer TV. Só não acho bom trabalhar em novelas seguidamente. É ruim para o ator e para o público", diz Marilena, 60.
Afastada da telinha desde 86, quando fez "Selva de Pedra", Marilena encarna, mais uma vez, a mãe da protagonista Christiane Torloni.
Formada no teatro, a atriz acha que sua principal dificuldade na televisão será a de se adequar à linguagem específica do veículo.
"Fazer TV é difícil, a gente só aprende fazendo, e muito. No teatro, os gestos são exagerados. A TV trabalha mais com o interior, o olhar", pondera Rosi, 41.
Ela já havia atuado na novela "Brasileiras e Brasileiros", em 91, no SBT. "Contracenei com Edson Celulari, que me deu vários toques."
As duas atrizes também concordam em um ponto: é da TV que vem a popularidade do ator. Sobre o retorno financeiro, elas não têm opinião.
Rosi aceitou o convite da Globo - a "nossa Hollywood" - graças à forma apaixonada pela qual Wolf Maya falou de sua personagem. E brinca: "A Globo é uma vitrine. Os meus 18 anos de teatro não adiantaram nada."
SBT PÕE CACÁ ROSSET EM PRÓXIMA TRAMA - O SBT também resolveu levar talentos do teatro para sua próxima investida na dramaturgia, a novela "Sangue do Meu Sangue", que tem estréia prevista para 10 de julho.
Cacá Rosset. 41, vai viver Raposo, um ator mambembe e desiludido.
"Nunca tinha imaginado fazer novela, nem que me imaginassem fazendo", conta o ator, que recebeu o convite do diretor Nilton Travesso.
Ele - que já havia feito o programa de entrevistas "Cadeira de Barbeiro", em 88, na Rede Manchete - está gostando da novidade. "Estou curtindo, o astral é superlegal. Não sei como será depois." Rosset começa a gravar nesta semana; seu personagem entra na segunda fase da trama.
Diferentemente de muitos atores que vão buscar fama e reconhecimento na TV, o lidei do grupo teatral Ornitorrino decidiu fazer a novela por achai o trabalho do SBT "bem cuidado". "Já tenho visibilidade na mídia", diz.
Quanto à polêmica entre o ator Luís Melo e o diretor Antunes Filho, Rosset garante: "Ganho bem mais dinheiro com teatro e já consegui comprar vários eletrodomésticos."
"Na minha casa tem do liquidificador ao microondas. Falta só uma centrífuga. , Vamos ver se até o final dá novela compro uma", brinca:
Na verdade, Rosset acha esse discurso contra a TV maniqueísta, velho e desconectado com o mundo real. "Fica uma idéia meio culpada em relação a ganhar dinheiro. Coisa de país não-protestante."
DO PALCO PARA A TV
- Gianfrancesco Guarnieri - Começou no teatro em 58, com "Eles Não Usam Black-Tie", de sua autoria. Só foi para a TV em 67, atuar na novela "A Hora Marcada", da Tupi.
- Fernanda Montenegro - Estreou nos palcos na peça "Altitude 3.200 m", em 51. Seu primeiro papel na TV foi em 64, na novela "Sonho de Amor", da Record.
- Paulo Autran - Sua carreira teatral começou em 47, na peça "A Esquina Perigosa", de J.B. Priestley. Só se rendeu à TV em 79 para protagonizar "Pai Herói", na Globo.
- Ester Góes - Nos palcos, sua primeira aparição foi em "Hair", em 70. Na TV, ganhou seu primeiro papel em 73, na novela "A Volta de Beto Rockfeller", da Tupi.
- Ziembinski - Estreou no teatro na Polônia, nos anos 20, em "O Inspetor". Só foi para a TV em 66, já no Brasil, atuar em "Eu Compro Esta Mulher", da Globo.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28602