PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 12/07/1995
Autor/Repórter:

NOVELA CONQUISTA O INTERIOR

Além do horizonte', da Manchete, enche de fás galã uruguaio

A novela argentino-italiana Além do horizonte, da Rede Manchete, pode não ser nenhuma campeã de audiência, mas está conquistando um público fiel, reunido em fãs-clubes no interior do Brasil. É para eles que a emissora apresenta hoje, às 21h45, um compacto de duas horas, condensando os 18 capítulos iniciais. O formato especial foi solicitado pelos próprios telespectadores, que se perderam na complicada trama que envolve três gerações.

Carlos Dominguez, representante no Brasil da Ronda Studios, que produz a novela, já se tornou um colecionador de cartas exóticas, que vêm sobretudo de Minas, Brasília e estados do Nordeste. "Uma senhora de Recife chegou a convidar o galã uruguaio Osvaldo Laport para passar as férias na casa dela. Eu expliquei que ele é casado, que sua esposa está prestes a ter um bebê, e por isso não dá para viajar", conta ele.

Maria dos Anjos. 22 anos, é dona do salão Duda's Cabeleireiros, em Núcleo Bandeirante, cidade satélite de Brasília. Encantada com Além do horizonte, ela está formando com amigas e clientes o Fã-clube de Osvaldo Laport e Grécia Colmenares, esta última venezuelana. "A novela é espetacular. Agora, estamos à espera dos atores, que virão ao Brasil no fim do mês", exulta Maria.

O professor do curso de Comunicação da PUC João Luís Van Tilburg, que já se dedicou a uma extensa pesquisa sobre cartas de fãs, patrocinada pelo CNPq, diz que essa tietagem - estimulada pela imprensa especializada - é fundamental: "O ator de TV não recebe aplausos. Por isso, só a existência de fãs poderá legitimar a evidência do astro."

Já o empolgado Carlos Dominguez, da Ronda, revela que o próximo passo de Ornar Romay, produtor de Além do horizonte, é fazer a novela do Mercosul. "Vamos reunir escritores e atores do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. O tema terá de ser algo que ligue os quatro países, corno as aventuras de um muambeiro ou de um corredor de Fórmula 1", planeja.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28836