PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 31/12/1995
Autor/Repórter: Júlio Gama

IBOPE BAIXO TIRA NOVELA DA MANCHETE DO AR

O dramalhão argentino 'Além do Horizonte' foi condensado para dar lugar a séries americanas

A dupla de atores mais conhecida da TV argentina passou despercebida pelo espectador brasileiro e saiu de fininho na semana passada. O galã uruguaio Oswald Laport e sua partner no vídeo, a venezuelana Grecia Colmenares, protagonistas de Além do Horizonte definitivamente não emplacaram seu melodrama no Brasil.

A novela começou com dois pontos no ibope, caiu para um nos últimos meses e acabou retirada do ar na semana passada pela Manchete.

A história tem originalmente 200 capítulos. A emissora exibiu 140 capítulos e decidiu condensar os últimos 60. Os poucos espectadores podem não ter gostado. Mas poderia ter sido pior.

Há três semanas, a Manchete anunciou que tiraria a novela do ar sem mostrar o final. A desculpa foi a de que telespectadores protestaram contra cenas de nudez no horário das 19 h. "O anúncio da retirada provocou protestos ainda maiores e a melhor solução foi condensar os capítulos finais", explica um assessor da emissora.

Séries - No lugar de Além do Horizonte, a Manchete vai exibir seriados importados. De segunda a sexta-feira, entram (na seqüência) Retrato Falado, Dum na Queda, O Vingador, Duro no Queda e A Bela e a Fera.

Além do Horizonte era o início de um namoro entre a Manchete e o Ronda Studios, de Omar Romay, filho do proprietário do Canal 9 argentino, Alejandro Romay. No meio do ano, as duas empresas anunciavam otimistas que o futuro dessa relação seria a co-produção nas áreas de dramaturgia, esportes, shows e jornalismo.

O fim prematuro de Além do Horizonte significa o rompimento deste "namoro". E antes que se procure os motivos, o diretor da Manchete, Fernando Barbosa Lima, tem a explicação definitiva "O Brasil não pode comprar novelas do Exterior porque faz isso melhor que todo mundo".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 30831