PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 17/03/1996
Autor/Repórter:

'ANTÔNIO ALVES', O DRAMALHÃO ARGENTINO

Elenco de trama produzida pela Ronda Estúdios grava em São Paulo

Odile Brunet (Sônia Braga) e Tony (Fábio Júnior) serão amantes em "Antônio Alves, taxista", novela do SBT que começou a ser gravada semana passada, em São Paulo, e tem estréia prevista para o próximo dia 22 de abril. O bom moço da história e a bandidona se conhecem quando ela foge debaixo de chuva, vestindo apenas uma capa. É que Odile, amante de um ministro de Estado, acaba flagrada pela mulher do figurão e, para se safar, não tem nem tempo de colocar a roupa. No taxi - como era de se esperar - ela acaba se envolvendo com Tony.

- A relação deles acontece apenas na base do desejo, porque o amor-sentimento Tony só vai ter mesmo é com a enteada de Odile, a jovem Mônica - conta Fábio Júnior, que formará par romântico com a mulher, Guilhermina Guinle.

Para Sônia Braga, o papel de Odile guarda certa semelhança com a personagem Júlia, a amargurada e vingativa heroína de "Dancin' Days", penúltima novela que a atriz fez na Globo e no Brasil. Em 1986, seis anos depois da última atuação ("Chega mais", em 1980) Sônia se mudaria para os Estados Unidos, onde mora até hoje. Ela explica que gostou do papel de Odile, embora ele pouco tenha a ver com sua personalidade. Odile Brunet, adora dinheiro, mas Sônia, nem tanto, segundo diz.

Galã faz a última homenagem ao pai - Já Fábio Júnior está à vontade na novela porque se identifica completamente com Tony. Ele só aceitou deixar de lado seus musicais e fazer "Antônio Alves..." porque achou que seria uma forma de homenagear o pai, Antônio Correa Galvão, que foi taxista e morreu em São Paulo, assassinado por assaltantes, em 1982.

- Eu era muito ligado a ele, por quem tinha profunda admiração e amor - diz Fábio.

O cantor, que faz 134 shows por ano, está cansado de viver em hotéis. Como todas as cenas de estúdio serão em Buenos Aires e as externas em São Paulo, ele vai morar alternadamente rias duas cidades. Para isso exigiu que a Ronda, a produtora argentina que faz a novela, alugasse uma mansão com piscina bem perto dos estúdios. Em São Paulo, Fábio Júnior terá um trailer como camarim, a ser dividido com Guilhermina, que o acompanha em todas externas.

Apesar das mordomias, Fábio garante que não quer mais saber de novela, repetindo que só fará "Antônio Alves..." como última homenagem ao pai.

Já Sônia Braga se confessa disposta a tudo, desde que goste do texto e lhe paguem o cachê à vista. A atriz, que fez oito novelas na Globo, rodou mais de 20 filmes nos Estados Unidos - a maioria para televisão - recebendo em média US$ 200 mil por trabalho. Primeira versão da história foi aprovada pelos taxistas - "Antônio Alves, taxista" é o remake de "Rolando Rivas, taxista", escrita por Alberto Migré e exibida em 1963 na Argentina. Migré escreveu também a primeira novela apresentada na televisão brasileira - "2-5499, ocupado" - na extinta TV Excelsior.

- Quando passou em Buenos Aires, "Rolando Rivas..." esvaziou a cidade. Não se encontrava um taxi rodando por Buenos Aires, durante o horário da novela, pois os motoristas paravam - lembra Jorge Montero, que dirige as externas em São Paulo.

Para, Fábio Júnior, a novela - adaptada para o Brasil por Ronaldo Ciambroni - é uma história de amor bem contada, com todos os ingredientes para agradar nosso público. Ela conta a história de Tony, um rapaz humilde, nascido em Florianópolis, que vai para São Paulo trabalhar numa frota de taxis que só atende clientes especiais. Ele então conhece Odile, mas acaba apaixonado por Mônica. O amor começa quando a garota, com problemas de família, tenta se suicidar e se joga do taxi dirigido por Tony Ele evita a tragédia, leva Mônica ao hospital e assim principia o romance entre os dois.

A novela tem outros 26 personagens, figurando ainda no elenco Antônio Abujamra, Paulo Figueiredo, Edney Giovenazzi, Daniela Camargo, Elaine Cristina e Rubens Caribé. Segundo a direção do SBT, a história permitirá a participação de convidados.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 31596