PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 05/05/1996
Autor/Repórter:

UM CARROSSEL À MODA BRASILEIRA

''Colégio Brasil'', atração das 18h, fez escola na teledramaturgia mexicana

A novela das seis do SBT que estréia amanhã, "Colégio Brasil", vai inaugurar um novo horário de novelas na emissora, retratando os conflitos, alegrias e expectativas dos adolescentes brasileiros. Nos bastidores, já é chamada de ''Carroção" - uma mistura de "Carrossel'', novela mexicana preferida pelas crianças e exibida no SBT, com "Malhação", a soap rap da Rede Globo.

"Colégio Brasil" tem todos os ingredientes de uma escola tradicional que segue padrões conservadores de ensino. A rotina do estabelecimento dirigido pelo autoritário professor Edmo (Edwin Luisí) será quebrada com a chegada de Lanceloti (Giuseppe Oristânio), o novo professor de literatura, e de Miss Daisy (Ítala Nandi), a mística professora de inglês.

Os dois fogem às regras de comportamento do lugar com seus métodos nada convencionais de dar aulas. Com isso, conquistam os alunos, mas provocam a revolta nos funcionários do colégio. Entre eles, a rancorosa inspetora Nair (Maria Padilha). No passado, Nair teve um caso amoroso com Lanceloti, e agora fará de tudo para afastá-lo do emprego.

Todos os alunos morrem de medo da inspetora, mas o que mais sofre em suas mãos é Manoel Boi (Taumaturgo Ferreira), um ex-menino de rua criado por Osvaldo (Henri Pagnoncelli), o administrador do colégio, casado com a ambiciosa Tereza (Cláudia Lira). As maldades de Tereza não se resumem a maltratar o enteado. Ela também vai se associar a Inácio (José Américo Magnoli), arrendatário da cantina da escola, e articular um golpe contra o Colégio Brasil.

Apesar de ser tratado como um retardado, Manoel é inteligente e Culto. Além dos funcionários da escola, os familiares deles e dos alunos também serão enfocados. Segundo, Vallone, a história não irá agradar apenas aos adolescentes:

- Além do público jovem, a novela também vai atrair a atenção dos adultos, com muito romance, mistério e humor - afirma o diretor.

As gravações são feitas em São Paulo pela JP Vallone, produtora de José Paulo Vallone e Roberto Talma, autores e diretores da novela. No elenco também estão Patrícia de Sabrit, Sofia Papo e Afonso Nigro, além de 11 jovens e 7 crianças que representam os alunos.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 32155