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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 23/12/1996 Autor/Repórter: Francisco Fukushima
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GLOBOSAT LANÇA SERVIÇO SMARTTV
Pay-per-view estará disponível aos assinantes de cabo a partir de fevereiro
A Globosat, programadora de TV por assinatura, ingressou no mercado de pay-per-view na última segunda-feira, quando lançou o serviço SmartTV, formado inicialmente por cinco canais, com previsão de incluir mais 35 ainda no primeiro semestre de 1997. O sistema, através do qual o telespectador escolhe o que assistir no horário de sua conveniência, pagando uma taxa de R$ 4 a R$ 6 por exibição, está disponível aos assinantes do Sky, serviço do sistema Net que utiliza a tecnologia Direct To Home, com o sinal de TV sendo repassado diretamente do satélite para a casa do consumidor. As imagens são captadas por antenas parabólicas com 60 cm de diâmetro, fabricadas no Brasil pela Gradiente, cujo contrato de exclusividade de produção com a Net vence em 21 de junho do próximo ano. Segundo Antônio Barreto, diretor de marketing da Net Brasil, o serviço de pay-per-view estará disponível aos assinantes de cabo a partir de fevereiro, desde que tenham decodificador de sinais instalado em suas respectivas residências. A expectativa é de instalar 700 mil decodificadores durante 1997, o que exigirá investimento de US$ 70 milhões, de acordo com Barreto. O preço do decodificador, importado de Taiwan, ainda não está definido, mas o executivo declara que tudo dependerá do serviço que o assinante adquirir. "Pode ser gratuito ou fornecido por um custo simbólico", prevê. Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat, informa que nesta fase inicial a programação do pay-per-view será formada basicamente por filmes, shows e eventos esportivos. A programadora investiu US$ 2 milhões para permitir a emissão da programação. Pecegueiro diz que a Globosat já firmou Rio Sãocontrato de exclusividade com a Metropolitan, casa carioca de espetáculos, para transmissão direta de algumas apresentações. Também já acertou contrato para exibir ao vivo os jogos da Taça Rio-São Paulo. Ele esclarece que o canal SporTV - cuja programação está a cargo da Globosat - vai transmitir este campeonato, mas com 1 h de atraso. O evento será transmitido ainda em canal aberto, pelo SBT, que não está autorizado a exibir nas praças onde os jogos acontecerão. Assim, o sistema pay-per-view toma-se uma opção exclusiva para quem mora nessas praças e quer assistir aos jogos ao vivo. Por enquanto, estão no ar dois canais dedicados inteiramente a filmes, sendo que o terceiro, além de filmes, oferece shows e eventos esportivos nacionais e internacionais exclusivos e com transmissão ao vivo. O quarto canal é dedicado a filmes eróticos, pioneiro no gênero na televisão brasileira. O quinto canal, aberto e denominado SmarTV Preview, informa a programação dos eventos nos canais e as condições de acesso ao pay-per-view. Novos canais serão lançados gradativamente, especialmente em maio de 1997, quando entrará em operação o novo satélite PAS-6, em substituição ao PAS-3. Com a maior disponibilidade de canais, será possível a transmissão do mesmo filme a cada 15 minutos, permitindo que o cliente faça a programação de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Pecegueiro disse que a programação será continuamente aperfeiçoada, já que a preferência do público poderá ser auditada em tempo real, cada vez que o assinante fazer a opção por um determinado filme ou evento. O diretor de marketing da Net/Sky, Maurício Vaz Rodrigues, esclarece que neste primeiro momento os pedidos podem ser feitos pelo telefone, mas prevê-se que em janeiro o acesso será realizado com auxílio do controle remoto, com a utilização de um modem acoplado ao decodificador comercialização pela Gradiente, o Digital HomeSat. Será possível também por atendimento computadorizado. Este sistema, também chamado de Unidade de Resposta Automática (URA), é muito utilizado por grandes bancos. Um computador orienta os números a serem digitados e o assinante escolhe o evento, que passa a constar automaticamente do extrato da mensalidade. "É um sistema que ainda requer aprendizado, mas será superado gradativamente porque o assinante conhece o pay-per-view", analisa Rodrigues, lembrando que não haverá campanha publicitária específica para o lançamento do SmarTV. O número de assinantes do Sky não é revelado, mas a estimativa é de que no primeiro mês de operações o sistema seja requisitado por 8% a 10% da base de clientes. O diretor geral da Net Brasil, Moysés Pluciennik, acredita que 0 sistema tem enorme potencial de crescimento no mercado nacional e cita que o pay-per-view movimentará US$ 5 bilhões este ano nos Estados Unidos.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 32268