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Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 11/09/1997
Autor/Repórter:

GLOBOSAT FIRMA PARCEIRA COM A TV CABO PORTUGAL E CHEGA AO MERCADO EXTERNO

Seis canais com programações feitas pela Globosat - principalmente brasileiras, como novelas, noticiários e filmes - serão transmitidos através de TV por assinatura, em Portugal, a partir de março do próximo ano. A Globosat, líder no Brasil no mercado de televisão paga, com mais de 1,6 milhão de assinantes e 13 canais, assinou na terça-feira, em Lisboa, um contrato de parceria que marca a sua primeira investida no mercado internacional.

A Globosat, uma empresa das Organizações Globo, firmou parceria com a TV Cabo Portugal, subsidiária da Portugal Telecom, e com a SIC - líder do mercado televisivo em Portugal e sócia das Organizações Globo - para o fornecimento de programação de televisão por assinatura. Para isso, foi criada a Portusat, que atuará em Portugal distribuindo programação da Globosat.

O diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, explicou que a parceria possibilitou a criação de uma joint-venture chamada PayTV Co., que será a programadora dos seis canais. Segundo ele, o objetivo da PayTV a médio e longo prazos será produzir também programas em Portugal.

No início de suas atividades, a PayTV vai oferecer dois pacotes: um básico, com dois canais, o Canal Brazil - com filmes de curta e longa metragem brasileiros, espetáculos e documentários - e o Canal Globo, com novelas da Rede Globo, noticiários do Brasil e do exterior e shows. O segundo pacote, chamado premium, terá dois canais de filmes, um de entretenimento em geral e um de esportes.

O capital inicial da PayTV será de US$ 2,5 milhões. A TV Cabo Portugal terá uma participação de 42%; e a Globosat e a SIC, também de 42%. Os 16% restantes, segundo explicou Pecegueiro, serão distribuídos entre acionistas minoritários. O investimento da Globosat será de US$ 8 milhões, e o da SIC, de US$ 3 milhões. O próximo passo da Globosat na conquista do mercado internacional, segundo o diretor-geral da empresa, será atingir a Espanha e a América Latina.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 34804