PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 03/12/1997
Autor/Repórter: Paula Pereira

PROGRAMA DE TV VOLTA A CAUSAR PANE TELEFÔNICA

Pelo segundo dia consecutivo, houve pane no sistema telefônico de São Paulo, desta vez por cerca de meia hora. O motivo foi o mesmo de segunda-feira, quando 2,5 milhões de pessoas foram prejudicadas porque os telefones não funcionaram por uma hora e meia: sobrecarga de ligações feitas ao programa Fantasia, do SBT.

Apresentado pela ex-sem-terra Débora Rodrigues, Fantasia estreou na segunda-feira. O público telefona para concorrer a jogos que pagam prêmios em dinheiro de R$ 100 a R$ 500. O programa vai ao ar das 16h30 às 18 horas (mesmo horário da pane de segunda-feira).

Segundo a Assessoria de Imprensa da Telesp, a responsabilidade pelas panes no sistema telefônico foi da emissora, que subdimensionou o número de chamadas gratuitas ao telefone do programa, do tipo 0800. Quando o telefone dá ocupado, a Telesp desvia a chamada para outras centrais, onde um serviço especial pede ao usuário que tente novamente mais tarde.

Graças ao intenso número de ligações nesses dois dias, a busca pelo que a Telesp chama de rotas alternativas, ou seja, a redistribuição das chamadas, sobrecarregou as 52 centrais da região metropolitana e o sistema caiu.

A rede voltou a ficar deficiente ontem, principalmente na zona norte, logo que o programa começou. Uma apresentadora do Fantasia pedia aos telespectadores que parassem de ligar. Por volta das 17h20 tudo voltou ao normal.

Nota - "A Telesp apenas atendeu à solicitação de disponibilização técnica do serviço e não teve acesso às informações sobre a estrutura do programa", informou a empresa em nota divulgada ontem, que negou deficiência na rede para atender à demanda. A companhia também não informou quantas pessoas foram atingidas pela pane de ontem, nem qual a capacidade de ligações do sistema.

A produção do SBT divulgou que foram colocadas apenas três atendentes para receber as chamadas porque não era esperada uma procura tão grande. Ontem, em reunião com a emissora, a Telesp sugeriu o redimensionamento do sistema telefônico do SBT e pediu que o número seja retirado do ar.

Fantasia duplicou a audiência do SBT no horário, que pulou de 6 para 12 pontos em média, chegando a 16 no pico. Inspirado no programa italiano 50 Mulheres, Fantasia apresenta jovens com vestidos curtos e decotados que dançam e dublam músicas famosas.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 35841