PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 20/04/1997
Autor/Repórter: Mauro Ferreira

EM DISCO, A 'CANTORA' PERDE O AR INFANTIL DA TV

Os 14 grandes sucessos de Angélica: CD oportuno resume a irregular carreira musical da apresentodora

Angélica cresceu e apareceu na Rede Globo. Mas, antes de assumir o comando de "Angel mix", a apresentadora já lançava discos de algum efeito entre o público infanto-juvenil. Lançada este mês, a coletânea "Os 14 grandes sucessos de Angélica" resume a carreira musical da apresentadora. A reunião de hits evidencia as diferenças entre a apresentadora e a dublê de cantora. Na televisão, Angélica exibe um carismático ar infantil. Em disco, ela encarna a adolescente que canta amores juvenis para um público que já está largando a boneca e, como diz a letra do famoso xote de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, "só pensa em namorar".

Assim como Xuxa, Angélica é apenas uma apresentadora que canta. Xuxa ainda tenta conquistar seus "baixinhos" com temas infantis. Angélica, nem isso. Desde seu primeiro e mais agradável sucesso, "Vou de táxi", o alvo da apresentadora são as meninas. Por isso mesmo, ela sempre gravou um repertório ligado aos ritmos e assuntos do momento.

Os sucessos mais expressivos da apresentadora estão na compilação editada pelo selo Globo-Columbia. Quando o pop nacional ditava o ritmo das paradas, Angélica regravou "Beat acelerado", primeiro hit do meteórico grupo Metrô. A música está no disco. Quando a lambada virou moda, Angélica uniu sua voz a do grupo Kaoma em "Me dá um beijinho". A lambada também está lá. Quando a onda era o charm de Latino, nada como um dueto de Angélica com o cantor: "Sonhos", faixa que une ambos, fecha o CD.

Na tentativa de manter Angélica no topo das paradas (o que aconteceu uma única vez, com "Vou de táxi"), valia até apelar para os sucessos da Jovem Guarda. Duas músicas do disco bebem nessa fonte. "O calhambeque" é a regravação do famoso sucesso de Roberto Carlos. Já "Exército do surf" é a reedição de um hit de Wanderléa. Claro que as músicas não voltaram com a força original, mas, como o público de Angélica não conheceu a Jovem Guarda, até que o marketing surtiu algum efeito.

Resumindo, "Os 14 grandes sucessos de Angélica" é um disco oportuno por aproveitar a crescente popularidade da apresentadora. No SBT, Angélica dava audiência, mas vinha perdendo espaço no mercado de discos (há muito, ela não emplacava um hit). Com a projeção global, Angélica pode reeditar seu promissor começo de carreira fonográfica.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 43782