PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 04/05/1997
Autor/Repórter: Otávio Grillo

A NOVA ROMÂNTICA DE 'MALHAÇÃO'

Habitué do cinema, Karina Barum estréia na TV no papel da emotiva Débora

Sensata, mas muito romântica. Assim é Débora, nova personagem que a atriz gaúcha Karina Barum interpreta em Malhação, nos fins de tarde da Globo. Logo em sua estréia, ela conquistou o coração do garotão Dado (Cláudio Heinrich), que estava sem par desde que Fernanda Rodrigues, intérprete de Luísa, deixou a trama para atuar em Zazá.

Sempre disfarçada, fugindo de um casamento prometido, a personagem está conquistando o público com seu jeito despojado. "Seu lado romântico me fascina", diz Karina. A atriz se identifica com Débora "porque ela luta pelo amor verdadeiro, que é a chave para tudo na vida".

A atriz de 26 anos começou sua carreira há cinco, quando deixou a Faculdade de Nutrição em Porto Alegre, onde nasceu, e mudou-se para São Paulo. "Fui atrás do que queria fazer de verdade", diz.

Início - Sem ter feito um curso especializante, o primeiro trabalho de Karina foi como cantora e dançarina do musical Os Menestréis, de Oswaldo Montenegro. Após um ano de shows, foi trabalhar com o grupo Em Cena. Atuou na peça Deus, de Woody Allen, sob a direção de Daniel Ramirez. "O teatro me ajudou a ficar mais desinibida", diz.

Com outro grupo musical, os Tantos e Tortos, Karina voltou aos shows. Desta vez, foi cantar numa casa noturna do Bexiga, em São Paulo. "Foi uma época muito produtiva", lembra. "Mas me sentia muito sozinha em São Paulo e fui para o Rio". A intenção era ficar perto da irmã, a cantora Vanessa Barum, atualmente casada com o ator Marcos Palmeira.

No Rio, Karina passou a investir na TV. A primeira chance surgiu com a novela 74.5 Uma Onda no Ar, realizada pela TV Plus e exibida pela Manchete em 1994. Até chegar à Malhação, Karina fez uma participação num Você Decide. Foi convidada pelo diretor Flávio Colatrello para fazer um teste para Malhação. Deu certo e passou a integrar o elenco fixo da novela juvenil.

As gravações ocupam pelo menos 10 horas diárias do tempo de Karina. O fato de ser uma iniciante na TV não a preocupa. "A rapidez das emoções faz com que você esteja inteira em cena", diz ela.

Cinema - As grandes paixões de Karina são hoje o cinema e o namorado Rogério Meando, compositor e guitarrista da banda de sua irmã Vanessa. Atuou no filme O Monge e a Filha do Carrasco, de Walter Lima Júnior, todo falado em inglês. "Não tive dificuldades porque passei dez meses entre Londres e Califórnia", diz.

Dia 5 chega aos cinemas o seu novo trabalho: Buena Sorte, de Tânia Lamarca. Karina contracena com o cunhado Marcos Palmeira. "Meu primeiro beijo no cinema foi justamente com meu cunhado", brinca a atriz.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 43815