PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 04/05/1997
Autor/Repórter: Eduardo Zanelato

LORENA SAI EM BUSCA DE DEAFIOS

Dona do 'Metrópolis' tira férias e pretende voltar cheia de idéias para incrementar seu trabalho na área da cultura

Lorena Calabria está pronta para se aventurar com o namorado pelas estradas da Califórnia. Viciada em trabalho, a carioca de 32 anos aproveita as férias da Cultura para definir suas próximas investidas profissionais à frente do Metrópolis desde março de 93, está em busca de novos projetos culturais. "Pretendo retomar o trabalho mais documental que fazia na TVA".

Neste ano, Lorena completa uma década em frente às câmeras: iniciou a carreira em 85, como repórter do Som Maior, da Manchete, e só ficou afastada da TV entre 88 e 90, quando trabalhou em publicações como a revista Bizz. Em 86, foi parar na Globo, no Clip Clip. Depois de passar pela TV Corcovado e voltar à Manchete como extinto Shock, foi trabalhar como editora de cultura da TV Rio, em 1988. Comandava lá O Grito dos Independentes, programa de debates sobre a cena underground do cinema, e um pré-Metrópolis", que era o Rio Show. Em 90, conquistou uma vaga no CineMTV e mudou-se para São Paulo. No ano seguinte, foi para o Showtime, primeiro canal de filmes da TVA. Entre as lembranças dessa fase, destaca uma entrevista com o cineasta Quentin Tarantino. "Ele ainda não era o queridinho da crítica", diz. Ao sair da TVA, passou pelo SBT: fazia entrevistas no Programa Livre.

Casada com o apresentador do Metrópolis, Cadão Volpato, Lorena encontrou resistência quando se candidatou para dividir o comando do programa com o marido. "A direção não queria uma dupla casada", diz. "Havia a preocupação de que nossa relação interferisse no trabalho." A independência dos dois foi posta à prova em 94, quando Volpato saiu e Lorena continuou. No ano seguinte, o casal também se separou fora da TV. "Não foi por causa de disputa de egos", garante ela, que também pode ser vista em comerciais como os do absorvente Intimus. Mas diz que não se interessa pela carreira de modelo ou atriz e que não costuma ser abordada por fãs. Longe da TV, gosta de fotografia, viagens e de cozinhar, mas seu principal hobby é o cinema ("Tenho mais de 400 filmes antigos." Há mais de um ano, encontrou sua paixão atual, com quem vai curtir as férias. "É um jornalista, mas não digo o nome."

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 43816