PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 20/06/1999
Autor/Repórter: Eduardo Zanelato

SBT VOLTA A APOSTAR EM DRAMA MEXICANO

Sucesso internacional, 'A Usurpadora' estréia na terça-feira para reforçar estilo água-com-açúcar do canal

Em time que está ganhando não se mexe. Seguindo essa filosofia, o SBT aposta num dramalhão mexicano para substituir Pérola Negra, versão brasileira de uma trama argentina. Na terça-feira, às 20 horas, a emissora estréia A Usurpadora, novela protagonizada pela ex-miss Venezuela Gabriela Spanic.

Produzida no ano passado pela Televisa, A Usurpadora se tornou a novela de maior audiência da TV mexicana. Exibida nos Estados Unidos pela Univisión, principal emissora em língua espanhola do país, a trama também virou um grande sucesso.

Em Los Angeles, por exemplo, o primeiro capítulo foi acompanhado em 51 mil domicílios, superando a audiência de programas consagrados, como a comédia Everybody Loves Raymond, da CBS. Também tirou de Acapulco Cuerpo y Alma, exibida em 1995, o título de novela mais vista da emissora.

Exibida em mais de 20 países, a trama rendeu a Gabriela um contrato de três anos para atuar em três produções da Televisa. O sucesso repentino fez com que a atriz fosse apontada como a sucessora de Thalía.

Tudo isso chamou a atenção de Silvio Santos, que, repentinamente, decidiu pôr A Usurpadora no ar. A novela foi dublada às pressas para ocupar a vaga de Pérola Negra. Protagonizada por Thalía, Rosalinda era a trama mais cotada para ser exibida no horário, mas foi arquivada temporariamente.

A Usurpadora mostra a história de Paola e Paulina: idênticas fisicamente, mas diferentes na maneira de ser. Gabriela interpreta as duas personagens que se envolvem em intrigas e desencontros amorosos. Egoísta e fútil, Paola é casada com Carlos Daniel Bracho (Fernando Colunga), um homem amável e sensível.

Paola decide aproveitar-se da semelhança e força a mocinha a tomar seu lugar enquanto viaja com seu amante. Apesar de não concordar com o plano, Paulina faz tudo para ajudar sua nova família, que está à beira da ruína financeira e ainda tem de lidar com o alcoolismo de Piedad (Libertad Lamarque), avó de Carlos Daniel. Como não poderia deixar de ser, Paulina se apaixona e terá de enfrentar Paola, que volta inesperadamente para reassumir seu lugar. A trama deve manter ou superar os 16 pontos de Pérola com facilidade.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 48851