![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 19/07/1999 Autor/Repórter:
![]()
MUDANÇAS NO CANAL BRAVO BRASIL
Lançado no País em 1996, o canal independente Bravo Brasil, da Bravo Networks, ancorado no lineup da TVA, entra de cara nova a partir de 1° de agosto. A começar pelo nome, agora Film&Art. O nome Bravo aparece mais discreto abaixo do novo slogan. "A idéia é dar uniformidade ao canal em toda a América Latina, uma vez que apenas no Brasil operávamos com esse nome. Isso não significa, contudo, que a programação seja a mesma. Temos dois canais, um deles legendado em português, com programação adaptada ao perfil e ao gosto do brasileiro", garante a vice-presidente sênior da companhia, Cynthia Burnell.
Além do nome mudam o visual e a programação, com ênfase para cinema e arte, além de séries originais, teatro, música, documentários, filmes, artes cênicas e eventos especiais. Já o sinal passa a ser transmitido diretamente de Miami, através do satélite PAS-5. Com isso, o canal pode ter diferentes feeds de transmissão, permitindo, também, oferecer programação legendada em português e inserir programas produzidos localmente. "Até então a programação era enviada em fitas para a TVA no Brasil, que se encarregava da montagem de grade do canal. Desde Julho, a Bravo Networks assume integralmente a administração e o controle total da operação no País, inclusive com a possibilidade de negociar a entrada do canal em novas operações, como os sistemas Sky e Net", conta Pepe Martin, vp de vendas, relações e operações.
A administração a cargo da Networks também libera a Film&Arts para negociações com anunciantes locais, a cargo da empresa Media Mundi. "Ainda estamos muito tímidos no mercado anunciante. Mas o Brasil tem muito a crescer nessa área, uma vez que o canal fechado absorve pouco mais de 1% de toda a verba publicitária aplicada em TV, muito aquém do que se registra, por exemplo, nos Estados Unidos", diz Loic Gosselin, diretor da Media Mundi. Uma das propostas de sua empresa é firmar acordos com TVs abertas para exibição de sua programação original.
Ainda segundo números da companhia, os canais de TV do Bravo International e Film&Arts têm juntos 4,8 milhões de assinantes na América Latina, sendo que o Brasil representa pouco mais de 12%. "Mas tem potencial para responder pela metade na região", avalia Gosselin.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 49762